Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 09 de Novembro de 2011 às 13:48

    Imprimir


Um novo olhar sobre a imagem. Esta é a mudança que o curso de fotografia pretende provocar nos alunos da Escola Estadual Francisco A. Ferreira Mendes, em Cuiabá. Concebida pelo fotógrafo Márcio Trevisan, a ideia inicial visava compartilhar conhecimentos e oferecer perspectiva de futuro aos jovens do 3º ano, momento em que eles se preparam para ingressar no mercado de trabalho e precisam escolher uma direção.

Mas, a iniciativa foi ampliada também aos estudantes do Ensino Médio. “A adolescência é um período de crise, uma fase de decisões e dúvidas quanto ao futuro”, analisa. Márcio Trevisan salienta que os jovens já possuem contato com a fotografia, por meio das mídias sociais como orkut e facebook, mas não têm conhecimento sobre as técnicas da fotografia.

Este ano, foram formadas duas turmas, cada uma com 40 horas de aula, sendo 10 delas práticas. Além do conteúdo, os estudantes tiveram acesso a alguns segmentos da fotografia, como o tratamento de imagem e olhar mais apurado. “As aulas práticas e teóricas são fundamentais para o aprimoramento do olhar e a noção da técnica da fotografia”, ressalta o fotógrafo.

O curso também apresenta as áreas de atuação, com um leque de opções para a carreira fotográfica. As aulas realizadas no período vespertino, por exemplo, revelaram alguns talentos, como Amanda Rocha e Lucas Oliveira Gawenda. De acordo com Márcio Trevisan, são alunos com potencial para seguir carreira, porém, a falta de estrutura e recursos pode interferir nas escolhas desses jovens. “Muitos deles possuem grandes chances de serem fotógrafos ou atuarem em outros ramos da fotografia, mas não têm incentivos financeiros para dar continuidade aos estudos”, explica.

Exposição fotográfica

O curso é encerrado com uma exposição de todo material produzido pelos alunos. As fotografias apresentadas aos demais estudantes da escola e professores é o resultado de um trabalho de motivação à interdisciplinaridade nas escolas, que permite aos jovens novas visões para o mercado. Márcio Trevisan pretende ampliar o acesso ao acervo das fotos produzidas pelos alunos, por meio de uma exposição itinerante pelos pontos de cultura da cidade. Para isso, o fotógrafo espera conquistar apoio e patrocínios que possibilitem o acesso aos novos olhares dos estudantes por outros públicos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/69636/visualizar/