Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 07 de Novembro de 2011 às 16:52
Por: Juliana Michaela

    Imprimir


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso lançou edital nº 73/2011, para o processo seletivo de oito vagas no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos em nível de Mestrado, para o ano de 2012, nas seguintes linhas de pesquisa: Qualidade dos Alimentos, e Desenvolvimento de Produtos e Processos.


As inscrições serão realizadas no período de 15 de novembro a 28 de dezembro de 2011, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMT, localizado na rua Comandante Costa, nº 1.144, Ed. Tarcom, Sala 04 – CEP: 78.020-400 Cuiabá/MT, das 08h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira, exceto feriados. Poderão se inscrever os candidatos que concluíram cursos de graduação até a data da matrícula.


As inscrições serão feitas somente online. Os candidatos devem preencher, eletronicamente e sem cometer erros, todos os itens dos formulários de inscrição, no endereço http://selecao.ifmt.edu.br, inclusive o questionário socioeconômico.


Após preencher o questionário eletrônico, devem imprimir o boleto bancário e, a seguir, recolher a taxa de R$ 100,00. O pagamento da taxa será efetuado somente em dinheiro e deverá ser feito, preferencialmente, no Banco do Brasil.


Não serão aceitos, em hipótese alguma, recolhimentos do valor de inscrição efetuados pe-las seguintes opções: agendamento de pagamento de titulo de cobrança; pagamento de con-ta por envelope; transferência eletrônica; DOC e DOC eletrônico; ordem de pagamento e depósito comum em conta corrente ou outra modalidade que não seja pagamento em espé-cie.


O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até dia 28 de dezembro de 2011, observado o horário de funcionamento bancário. A confirmação da inscrição estará efeti-vada somente após o pagamento do boleto bancário (GRU) correspondente à taxa e à sua devida confirmação da rede bancária.


A efetivação da inscrição estará condicionada ao encaminhamento de todos os documentos relacionados no edital, via correio, até o dia 28 de dezembro de 2011 (preferencialmente via SEDEX com a confirmação pelo carimbo de postagem da agencia dos Correios) para a Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMT.


O candidato precisa encaminhar duas cartas de recomendações encaminhadas pelo informante, que tenha titulação de doutor em qualquer área de conhecimento. Não serão aceitas cartas de recomendação dos orientadores efetivos e colaboradores do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos – PPGCTA do IFMT.


Os candidatos não aprovados, após a seleção, poderão retirar seus documentos na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, até o dia 10 de março de 2012, após esse período serão incinerados ou destruídos para reciclagem do papel.


O deferimento das inscrições dependerá do atendimento às exigências quanto à formação acadêmica e apresentação integral dos documentos solicitados. A divulgação do resultado será no dia 10 de janeiro de 2012 no site http://selecao.ifmt.edu.br.


Isenção da taxa de inscrição


O IFMT oferecerá o benefício de isenção da taxa de inscrição no período de 15 a 23 de novembro, até aos candidatos que preencherem, cumulativamente, todos os requisitos abaixo.


• ter estudado do 1° ao 3° ano do Ensino Médio (2° Grau), e graduação na rede pública de ensino: Municipal, Estadual ou Federal;


• não ter estudado na rede particular de ensino do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, a não ser como beneficiado por bolsa integral de estudos;


• comprovar renda familiar atualizada, não superior a 02 (dois) salários mínimos;


• comprovar residência no Estado de Mato Grosso; e


• preencher, eletronicamente e sem cometer erros, todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br , ;


No dia 06 de dezembro de 2011, o IFMT divulgará o resultado do benefício de isenção no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/. O candidato, que tiver o pedido de isenção indeferido, poderá pagar o boleto bancário no período previsto para a inscrição.


O candidato, que tiver o pedido de isenção deferido, deverá aguardar a confirmação de sua inscrição, terá que dirigir-se à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso, localizado à Rua Comandante Costa, nº 1.144, Ed. Tarcom, Sala 04 – CEP: 78.020-400 Cuiabá/MT, das 08:00 às 17:30h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, para assinar a confirmação do beneficio. Aquele que não o fizer, perderá o beneficio da isenção.


Da Seleção


Primeira Fase


A primeira fase será a prova de proficiência em Língua Estrangeira (Inglesa), de caráter eliminatório, com aproveitamento mínimo de 60%. A prova será realizada no dia 20 de janeiro de 2012 às 8h30, no Campus Cuiabá Bela Vista, Av. Juliano Costa Marques s/nº Bairro: Bela Vista - CEP: 78.050-560.


Serão aceitos também teste de proficiência conferido por outros programas de pós-graduação, realizados nos últimos dois anos. Os candidatos de origem estrangeira deverão comprovar proficiência também em língua portuguesa. Divulgação do Resultado: 23 de janeiro de 2012.


Segunda Fase


A segunda fase será a prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório, média mínima seis pontos, com peso de 50% da nota final,  a ser realizada no dia 30 de janeiro de 2012 às 8h30, no Campus Cuiabá Bela Vista, Av. Juliano Costa Marques s/nº Bairro: Bela Vista - CEP: 78.050-560.


A prova objetiva ocorrerá na data de 30 de janeiro de 2012 e terá a duração de 04 horas, com início às 8h30 e término às 12h30, em horário oficial de Mato Grosso. Não será permitida a entrada de candidatos após o início da aplicação da prova. 


A prova objetiva, de caráter eliminatório, com valor total de 100 pontos, será composta de 20 (vinte) questões, cada uma com opções (A, B, C, D e E) de múltipla escolha, sendo que apenas uma das opções corresponde a resposta correta. O resultado será divulgado no dia 31 de janeiro de 2012.


Terceira fase


A terceira fase de caráter classificatório será composta por análise do anteprojeto de pesquisa e entrevista com o Conselho do Programa ou banca por este designada com peso de 20% da nota final, prevista a partir do dia 07 de fevereiro de 2012, a data e o horário serão divulgados com antecedência no site http://selecao.ifmt.edu.br/. A divulgação do resultado será no dia 14 de fevereiro de 2012.


Não haverá segunda chamada em nenhuma das fases do processo seletivo, seja qual for o motivo alegado, considerando a ausência do candidato, na eliminação do processo de seleção. A divulgação do Resultado Final do processo seletivo para o Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos está prevista para 20 de fevereiro de 2012.


O período de matrícula é de 27 de fevereiro a 02 de março, somente nos dias úteis. As aulas terão início no dia 05 de março de 2012. O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos não se compromete em fornecer bolsas de estudo a todos os aprovados e a concessão seguirá a disponibilidade e os critérios de elegibilidade da CAPES e pela Coordenação do Programa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/69874/visualizar/