Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 03 de Novembro de 2011 às 13:26
Por: Amanda Sampaio

    Imprimir


A Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) divulgou, em outubro, o resultado do Edital 004/2011, que trata sobre Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa. Entre os projetos aprovados, estão três coordenados por pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva.

O professor Msc. Mario Anderson de Oliveira obteve a aprovação do projeto "Desenvolvimento de Protótipo para Reciclagem Doméstica de Resíduos Plásticos", que prevê a construção de um dispositivo eletromecânico que reduz a quantidade de plástico do lixo doméstico, proporcionando um novo fim a este derivado do petróleo.

Já o Prof. Dr. Ronan Marcelo Martins, chefe do Departamento da Área de Eletroeletrônica do IFMT Campus Cuiabá, obteve a aprovação do projeto "Integração Social por meio da Robótica", que tem como premissa básica ampliar a formação técnica/tecnológica das comunidades tradicionais, do ensino médio e do ensino superior, por meio da robótica. O objetivo é contribuir para a consolidação do plano MT+20.

O terceiro projeto é coordenado pelo professor Dr. Tony Inácio da Silva, diretor de pesquisa e pós-graduação do IFMT Campus Cuiabá, e tem o título "Automatização de Coletor de Própolis por meio de Sistema Eletromecânico". O projeto visa à construção de um coletor de própolis inteligente automatizado, com a finalidade de aumentar a produção deste importante produto da apicultura.

Os projetos se enquadram no objetivo do Edital 004/2011 - FAPEMAT, ou seja, "financiar projetos de extensão, em interface com a Pesquisa Científica, Tecnológica ou de Inovação, a serem executados em Mato Grosso, com a finalidade de fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais, bem como estabelecer uma relação de cooperação entre pesquisadores e sociedade".

"O Campus Cuiabá possui diversas pesquisas de aplicação prática voltadas para a sociedade. A aprovação destes três projetos demonstra que o Campus possui uma boa relação com a sociedade mato-grossense, pois tem proposto projetos de seu interesse", destaca Tony Silva






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/70366/visualizar/