Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 01 de Novembro de 2011 às 16:28
Por: Vagner Magalhães

    Imprimir


Edson Lopes Jr./Terra
Lula deixou hospital ao lado da mulher, Marisa Letícia, pouco após as 15h30 desta 3ª
Lula deixou hospital ao lado da mulher, Marisa Letícia, pouco após as 15h30 desta 3ª

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou, por volta das 15h30 desta terça-feira, o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele passou a noite na instituição após enfrentar a primeira sessão de quimioterapia contra um câncer diagnosticado na laringe.

Segundo o coordenador da equipe médica de Lula, o cardiologista Roberto Kalil Filho, Lula passou na manhã de hoje por um exame chamado PET Scan, para verificar se havia algum tipo de metástase. O resultado, imediato, não mostrou nenhuma alteração no diagnóstico anterior, de que o câncer se restringiu à laringe.

Após a primeira sessão de quimioterapia, segundo Kalil, Lula não teve nenhum efeito colateral, como enjoos. De acordo com o cardiologista, a sessão transcorreu normalmente e o quadro clínico do ex-presidente era bastante estável.

Lula voltava para seu apartamento em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. De acordo com a equipe médica, o ex-presidente usará por cinco dias uma bolsa pendurada na altura da cintura que injetará em seu organismo, a intervalos programados, uma infusão de medicamentos. Ainda segundo os médicos, Lula não deve retornar ao hospital até a próxima sessão de quimioterapia, daqui a 20 dias.

Visitas e votos de melhoras
No fim da tarde de ontem, ele recebeu a visita da presidente Dilma Rousseff, que deixou o encontro otimista sobre o estado de saúde de seu antecessor. "Encontrei ele muito bem. O presidente tem um organismo muito forte", disse. Segundo ela, os dois pouco conversaram sobre o tratamento, porque Lula parecia mais interessado em discutir o G20 (grupo das 20 principais economias do mundo) e outros assuntos.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), o vice-presidente da República, Michel Temer, e diversos líderes políticos de países latinoamericanos, como Venezuela, Peru, Paraguai e Uruguai, enviaram ontem mensagens de solidariedade ao ex-presidente.

O instituto Cidadania, que reúne o legado de Lula, informou também que o embaixador do Brasil no Vaticano transmitiu a mensagem de que o papa Bento XVI estava preocupado com a saúde do político brasileiro e iria rezar por sua recuperação.

O câncer de Lula
Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/70547/visualizar/