Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 27 de Outubro de 2011 às 10:33

    Imprimir


Ilustração

A Secretária Municipal de Saúde do município de Denise, Aparecida Clestiane Molina, conclamou a população nesta quarta-feira (26.10), para contribuírem no combate a dengue, que neste período de chuvas se prolifera, diante das condições propicias para o aumento do número de casos. Ela enfatizou que a população já possui elementos e informações necessárias para se tornarem multiplicadores da campanha contra a dengue, tomando os cuidados necessários para destruírem os ambientes que facilitam o nascimento e crescimento do mosquito transmissor da dengue, evitando inclusive óbitos pela modalidade hemorrágica.

Embora Agentes de Saúde e de Endemias visitam constantemente as residências orientando os moradores sobre os cuidados a serem tomados, se faz necessária uma vigilância constante com o período chuvoso, enfatizou Clestiane Molina.

Os sintomas da dengue clássica, ou seja, aquela considerada como primeira contaminação do indivíduo, aparecem de 3 a 15 dias após a contaminação: febre elevada, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e dor de cabeça intensa. Pode, ainda, haver sangramento gengival e nasal, manchas vermelhas pelo corpo e falta de apetite.

“Os profissionais de saúde da rede municipal estão todos capacitados e orientados no diagnóstico correto da doença e as unidades de saúde estão aptas ao atendimento necessário, mas nosso objetivo é evitar que a população seja acometida pela doença, e ela é a nossa principal ferramenta de combate, mantendo-se vigilante no quintal e terrenos baldios para evitar que ambientes propícios a proliferação do mosquito cresçam e se tornem uma ameaça a todos” alertou a titular da pasta.

Para ela, a população deve se manter hidratada constantemente, principalmente para a população idosa, visto que a doença atinge o sistema vascular e desidrata o paciente de maneira muito rápida, causando desconforto.

No combate a dengue, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Denise e de não deixar objetos que acumulem água em local aberto, propiciando o depósito de ovos e desenvolvimento das larvas do mosquito; manter garrafas vazias e pneus protegidos contra as chuvas; manter caixas d’água, tambores e cisternas fechados para impedir a entrada do mosquito; manter o cesto de lixo tampado e seco; manter limpas as calhas, lajes e piscinas; não deixar a água se acumular em vasos e jarros de flores, usar areia, se possível; evitar plantas que acumulem água, como gravatás, babosa e espada de São Jorge; eliminar a água acumulada em plantas como bambus, bananeiras e bromélias; trocar diariamente a água de bebedouros de animais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/71176/visualizar/