Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 22 de Outubro de 2011 às 03:36
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


PEDRO ALVES/DC
Até ontem candidatos ainda faziam aulas e dica de professor é para priorizar questões mais fáceis
Até ontem candidatos ainda faziam aulas e dica de professor é para priorizar questões mais fáceis
Mais de 130 mil candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso. A avaliação acontece hoje e amanhã em mais de 40 mil locais distribuídos por todo país. Em Cuiabá, alunos mantinham a preparação para as provas. Maior instituição de ensino público do Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) utiliza as notas do Enem como seleção dos seus alunos.

Hoje, as provas, que terão uma duração de 4h30, serão de ciências humanas e da natureza. Já no domingo, num prazo de 5h30, os candidatos responderão a questões de matemática e língua portuguesa, além da redação. “Um dos maiores problemas do Enem é o tempo. Então, como a prova é dividida em 25% de questões fáceis, 25% mais difíceis e 50% de nível médio e a correção é feita com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), isso significa que o candidato deve priorizar as questões mais fáceis para ter pontuação maior”, sugere o diretor do Colégio Master, Paulo Roberto de Andrade.

No domingo, uma das dicas do professor Paulo Andrade é tentar resolver a prova de linguagens antes da redação. “Têm muitas questões, assuntos e textos que podem auxiliar o candidato na hora da redação”, observa.

Professor de Física, Paulo Andrade afirma que quem se preparou realmente vai se sair bem. “A prova do Enem em ciências da natureza é muito previsível. Os assuntos se repetem e são relacionados, entre outros, transformação, consumo e aproveitamento de energia. A troca de calor também é um assunto frequente”, comenda observando que a unidade tem um levantamento das questões de todos os Exames já realizados.

Esta é a segunda vez que Murilo Batista, 18 anos, faz o Enem. No exame anterior, ele obteve a nota 540. Não foi o suficiente para conquistar uma vaga para o curso de Publicidade. “Estou estudando desde o começo do ano para a prova e acho que desta vez estou mais preparado”, acredita.

Murilo afirma que também ganhou experiência. “Agora, já sei como é a prova e isso deve contar a meu favor. Desta vez vai dar tudo certo”, disse.

Os candidatos devem ficar atentos ao horário de fechamento dos portões, que abrem às 11h e fecham às 12h. Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto.

Tenha em mãos a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

É proibida qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante, utilizar lápis, lapiseira, borracha, quaisquer dispositivos eletrônicos, entre outros.

TRANSPORTE - A frota de transporte coletivo de Cuiabá será reforçada hoje e amanhã por conta do Enem. As instituições de ensino com maior número de candidatos terão linhas ampliadas para atender a demanda de usuários, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU).

Para não comprometer a fluidez no trânsito, os agentes da SMTU, juntamente com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, coordenarão o tráfego de veículos na capital.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/71772/visualizar/