Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 21 de Outubro de 2011 às 12:06
Por: ana Araújo

    Imprimir


Mais de 300 reeducandos e menores infratores de Mato Grosso já se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. As provas para os reeducandos serão aplicadas nos dias 28 e 29 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em oito unidades prisionais do estado, embora nas escolas públicas e privadas de todo o país a prova seja neste final de semana.

Para a coordenadora de Educação Alvair Maria Barbosa Ferreira, do Centro de Ressocialização de Cuiabá, uma das instituições habilitadas para fazer a prova, a procura dos presos é considerada grande, já que a maioria deles possui baixo grau de escolaridade. Ela afirma que 87 dos 1.320 reeducandos da unidade vão fazer o Enem. "Muitos não puderam se inscrever porque estão com o CPF irregular e não deu tempo para fazer a regularização", explicou.

Alvair avalia que os reeducandos têm mostrado interesse em participar do exame, pois ele certifica a conclusão do ensino médio. Além do Centro de Ressocialização, as provas serão aplicadas na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, na capital; Major Zuzi Alver, em Água Boa; Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis; e nas cadeias públicas de Cáceres, Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), Sinop e Rondonópolis.

Na mesma data, vão fazer as provas os adolescentes do Centro Socioeducativo de Cuiabá, antigo Complexo do Pomeri, e das unidades socioeducativas de Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis. As inscrições terminam nesta sexta-feira (21) e podem ser feitas gratuitamente pelo site do Inep, por meio de um link destinado especificamente ao sistema prisional.

Se aprovados no Enem, tanto os reeducandos quanto os menores que cumprem medida socioeducativa, poderão fazer um curso superior mediante autorização da Justiça desde que já tenham cumprido um sexto da pena, como explicou Alvair ao G1. Uma das alternativas para que não precisem sair da prisão seria optar pelas universidades de ensino a distância. Segundo ela, já há um projeto nesse sentido em andamento.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/71846/visualizar/