Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 23 de Agosto de 2011 às 07:44
Por: DAFNE SPOLTI

    Imprimir


Mato Grosso ganha novos campi da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT). As duas instituições chegam a Várzea Grande. Além disso, o IFMT também será expandido para os municípios de Primavera do Leste e Alta Floresta até 2014. No ano que vem o campus avançado de Sorriso será transformado em universitário. As decisões foram anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff. Serão novas 250 mil vagas para universidades federais e 600 mil matrículas em institutos de tecnologia.

A reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, disse que desde 2003 a instituição entrou com pedido de criação de novos campi durante a primeira proposta de expansão, mas, na ocasião, não conseguiu autorização. Em seguida veio o Reuni, programa para ampliação de cursos e vagas, mas não para criação de novos campi. Agora, chega a ampliação de cursos, vagas e campi com a decisão da presidenta.

Segundo a reitora, os programas de expansão integram o Plano Nacional de Educação, que prevê o atendimento a 30% dos jovens entre 18 e 24 anos no ensino superior até 2020.

A UFMT ainda não determinou os moldes imaginados para o novo campus. É certo apenas que serão cursos nas áreas de engenharia e de tecnologias. A reitora irá convidar Estado, município, Federação da Indústria, comunidade acadêmica da UFMT, empresas e outras entidades para que se planeje conjuntamente o futuro do novo campus. A reportagem tentou contato com o IFMT, mas a instituição está em greve.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/78725/visualizar/