Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 02 de Outubro de 2013 às 23:02

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Várzea Grande realiza no próximo sábado (05) o 11º Encontro de Professores Alfabetizadores que participam do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O foco dos debates será a heterogeneidade em sala de aula. Trata-se de uma discussão entre os valores existentes onde o Pacto Nacional veio para modificar essa ideia.


 
“O pacto veio para mostrar ao professor que ensinar não é o que ele quer que o aluno aprenda, mas o que o aluno precisa saber”, destaca a Coordenadora Pedagógica da SME Josefina da Silva Pereira Leite.


 
Segundo ela, o professor vai trabalhar com o aluno no período de conhecimento que ele estiver e dar prosseguimento nesse nível, pois as crianças tem saberes em níveis diferentes. Com isso, deixa de ser um trabalho nivelado para ser trabalhada a parte individual. Portanto, não cabe a reprovação.


 
O 11º Encontro acontece em período integral – matutino e vespertino – em três polos – EMEB Marilce Benedita de Arruda, no centro de Várzea Grande; EMEB Jayme Veríssimo, no bairro Nova Várzea Grande e no antigo Colégio Couto Magalhães, na Travessa Aquidaban no centro da cidade.


 
A secretária-adjunta Maria Auxiliadora de Campos, lembra que o pacto é um programa do Governo Federal e tem como meta alfabetizar todas as crianças aos oito anos. “Para isso, o Pacto prevê a capacitação de todos os professores do primeiro ciclo”, destaca.


 
Ela ressalta que para cumprir a meta, a SME quer envolver todos os segmentos da comunidade escolar, por entender que esse é um compromisso de todos e não só da escola.


 
Conforme a secretária-adjunta, Várzea Grande está entre os cerca de cinco mil municípios do país que aderiram ao programa. O projeto é um mutirão de formação continuada para professores alfabetizadores que o Governo Federal está fazendo para que ao final do primeiro ciclo – correspondendo ao terceiro ano – os alunos estejam alfabetizados, lendo e escrevendo corretamente, interpretando e calculando.


 
As ações do pacto serão disponibilizadas pelo Ministério da Educação (Mec) com materiais pedagógicos, referências curriculares que contribuem para a alfabetização e o letramento tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. http://www.varzeagrande.mt.gov.br/sitepmvg/2013/ConteudoInterno.php?idPublicacoes=11798





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/8041/visualizar/