Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 01 de Julho de 2011 às 21:22
Por: Tauana Schmidt

    Imprimir


Em anteprojeto de lei, a 1ª secretária da Câmara de Vereadores de Sinop, sugere ao Poder Executivo instituir no calendário de comemorações oficiais do município a Semana da Leitura.

A indicação da vereadora, feita ao prefeito Juarez Costa, foi aprovada durante a última sessão ordinária e propõe, se a lei for sancionada pelo Executivo, que a Semana da Leitura seja comemorada anualmente, sempre na segunda semana do mês de outubro.

“As crianças devem, permanentemente, ser incentivadas e instigadas a ler, pois dessa forma criarão o hábito da leitura. Para atingirmos esse objetivo, é necessário o incentivo por parte dos Poderes Público e Privado, instituindo a segunda semana de outubro voltada à leitura, disponibilizando aos alunos da rede pública municipal palestras, visando a promover e divulgar a educação”, explica Leozenir.

Conforme o anteprojeto, a Semana da Leitura tem como finalidade promover e incentivar o hábito da leitura; propiciar a divulgação da produção textual dos alunos que se destacarem durante o ano; incentivar a participação de instituições públicas e privadas nas ações de incentivo à leitura; e assegurar às pessoas com deficiência visual o acesso à leitura por meio de livros impressos no Sistema Braile e, às pessoas surdas ou deficientes auditivas, por meio de um professor intérprete.

Todas as escolas da rede municipal de ensino e, por adesão, as demais escolas do município poderão participar da Semana da Leitura.

“Para termos uma população com um nível intelectual mais desenvolvido, é indispensável que pensemos em nossas crianças como sementes que se desenvolverão e gerarão frutos no futuro. Precisamos despertar amizade entre as crianças e os livros e incentivar os alunos para a leitura, sendo assim, é indispensável a instituição de uma semana voltada à leitura, ocasião em que ocorrerão atividades escolares voltadas ao desenvolvimento da ideia de que o livro pode se tornar um dos melhores amigos da criança”.

Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.






Comentários

Deixe seu Comentário