Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 17 de Junho de 2011 às 07:40

    Imprimir


Foram devolvidos 2,00% de cheques no mês de maio de 2011 em todo o Brasil, o mesmo percentual registrado em abril, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.

Já na comparação entre os cinco primeiros meses dos anos de 2011 e 2010, a inadimplência com cheques apresentou elevação. Foram devolvidos, de janeiro a maio deste ano, 1,93% de cheques, ao passo que em igual período de 2010 esse percentual havia sido de 1,90%.

Também houve elevação na relação com maio de 2010, quando foram devolvidos 1,86% de cheques.

Para os economistas da Serasa Experian, apesar da inadimplência com cheques em maio repetir a mesma registrada no mês anterior, há uma estabilização em patamar elevado. A maior utilização dos cheques pré-datados, para driblar taxas de juros mais altas, e as devoluções decorrentes das compras no Dia das Mães, contribuíram para a manutenção do indicador.

Deve-se considerar também que o maior endividamento do consumidor e as elevadas taxas de juros continuam sendo a razão primeira para justificar qualquer modalidade de inadimplência.

Em termos de perspectiva, a inadimplência com cheques deve apresentar leves oscilações, para cima ou para baixo, em relação ao patamar atual, permanecendo numa referência elevada.

*Confira abaixo tabela completa com os números de cheques devolvidos e compensados.

 

Nos estados e regiões

De janeiro a maio, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,40%). São Paulo, por sua vez, foi o estado com menor percentual,

(1,47%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos cinco primeiros meses de 2011, com 4,11%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,58%. 

Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos de janeiro a maio de 2011, por Estado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/87402/visualizar/