Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 27 de Maio de 2011 às 17:50
Por: Adriane Rangel

    Imprimir


A abertura do curso que visa aprimorar, formar e atualizar o quadro de árbitros e profissionais da modalidade de handebol em Mato Grosso reuniu mais de 80 participantes nesta quinta-feira (26.05) no ginásio Aecim Tocantins. O curso é realizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), em parceria com a Federação Mato-grossense de Handebol e tem como objetivo capacitar profissionais e acadêmicos de Educação Física e áreas afins.

“O curso que está sendo ministrado irá contribuir para o processo de desenvolvimento integral, habilitando, atualizando e aperfeiçoando os conhecimentos para que os mesmos possam atuar em seus municípios ou em suas comunidades em competições da modalidade de Handebol”, explicou o secretário da Seel Antonio Azambuja.

Antonio Azambuja anunciou que um dos papéis da Secretaria de Esportes é contribuir para melhorar a qualificação dos profissionais. Ele afirmou que a Seel estará sempre realizando cursos que poderão dar maior suporte em todas as modalidades. “A formação e profissionalização dos árbitros se faz necessária e também daqueles que desejam aprender e se aperfeiçoar, pois significa o crescimento da prática esportiva”.

O curso está sendo ministrado pelo árbitro internacional Jesus Nilson Aires Menezes, que revelou que desde julho de 2010 novas regras foram implementadas e é importante que sejam repassadas aos participantes. “Todos que estão aqui precisam se reciclar para melhor formação. As vezes ocorrem mudanças na arbitragem, com novas regras e eles não podem ficar alheios e sim atento às mudanças na modalidade de handebol”, ressaltou.

O secretário adjunto de Estado de Esportes e Lazer, José de Assis Guaresqui, esteve na abertura do curso e afirmou que a responsabilidade da Seel não é somente promover o esporte mais qualificar os profissionais que atuam nesse segmento. “Além de fomentar o esporte é preciso preparar professores e árbitros e acadêmicos para o melhor desempenho profissional. É é o que queremos”, disse.

Muitos participantes vieram de longe, como o árbitro Domenico dos Santos de Vila Rica (a 1279 km de Cuiabá). Segundo ele, a distância não foi impedimento para participar do curso. “Quero estar atualizado e isso já valeu a pena para que eu me deslocasse da minha cidade. Quero agradecer a contribuição da Seel que está dando total apoio e fortalecendo o nosso handebol”, concluiu.

"A parceria entre a Seel e a Federação promoverá com o curso o cresimento da arbitragem no Estado", analisou a representante da Federação Mato-grossense de Handebol, Suely Silva.
A jogadora de handebol, Joana Paulino de Souza, que já atuou na seleção Cuiabana e Várzea-grandense ressaltou que a paixão pelo handebol a moveu a participar do curso. “Além do meu imenso amor pelo handebol quero vivenciar o outro lado, que é o do árbitro” comentou.

Para o acadêmico de Educação Física e atleta de handebol de Primavera do Leste, Andrei Hendges, a participação no curso vai auxiliar não somente como jogador mais também para apreender melhor as regras de arbitragem.

Os temas que serão abordados pelo palestrante são: como o novo perfil da arbitragem nacional/internacional, teste físico para arbitragem; novas tendências do handebol moderno; interpretações das mudanças das regras de 2010; interpretações das mudanças das regras de 2010; zona do técnico (situações problemáticas); o tiro livre final (procedimentos); tiro de saída rápido; quadra; posicionamento dos árbitros; divisão de trabalho em diferentes sistemas defensivos; aspectos psicológicos dos árbitros.

Os participantes do interior estão alojados na Seel, e finalizam o curso no domingo (29.05), obtendo no final o certificado para os alunos com freqüência mínima de 75% e que tenham atingido média igual ou superior a sete.





Fonte: Seel-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/90146/visualizar/