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Educação/Vestibular
Quarta - 18 de Maio de 2011 às 22:18
Por: Lygia Lima

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O “Ensino, pesquisa e extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos” é o tema do 24º Encontro Nacional de Pró-reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, que será realizado no período de 29 de maio a 1º de junho em Palmas – TO. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) já confirmou presença nas discussões.
 
A pró-reitora de Ensino e Graduação, Ana Di Renzo, explica que é fundamental a participação da instituição nesses momentos de discussão de temas tão importantes como a qualidade do ensino de graduação, a adesão das universidades estaduais e municipais ao Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e ainda a relação entre ensino, pesquisa e extensão dentro das universidades.
 
A professora lembra que o Fórum de Pró-reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (Forgrad) é o único Fórum em que não há divisão entre as universidades estaduais, federais e municipais. Por isso, a importância de todos se sentarem à mesa de discussões para tratar de assuntos tão relevantes.
 
Ana Di Renzo lembrou ainda que no início de maio, os pró-reitores de Graduação da Região Centro-Oeste estiveram reunidos em Chapada dos Guimarães discutindo o mesmo tema, e na oportunidade foram tirados vários encaminhamentos que serão levados para o encontro nacional em Tocantins. Este foi o primeiro encontro da Região Centro-Oeste dissociado da Região Norte em décadas. O objetivo foi o de discutir a graduação dentro das especificidades regionais.
 
Entre as deliberações estão a necessidade de articulação para que se possa construir um banco de dados de estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior públicas para evitar a dupla matrícula, articulação com o Fórum dos Institutos Federais de Educação Tecnológico, uma vez que eles ofertam cursos de graduação assim como as universidades ofertam cursos tecnólogos. Outra proposta solicitar que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) possa consolidar a Política Nacional de Formação de Professores, além de criar e fomentar editais induzidos de pesquisa e bolsas para a área de ensino e formação de professores e para o estudo e execução de políticas de evasão e retenção no ensino superior.  
 





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