Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 13 de Maio de 2011 às 15:24

    Imprimir


Médicos oftalmologistas de Cuiabá e Várzea Grande realizam amanhã (14-05) uma ação preventiva no Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá, para orientar a população sobre os riscos do glaucoma e a importância do exame médico para evitar a doença. A atividade ocorrerá das 8h às 12h, e integra o cronograma da 8ª Semana de Prevenção ao Glaucoma em Mato Grosso. Na ocasião, 20 profissionais irão fazer, gratuitamente, o exame de pressão ocular e do nervo ótico, procedimento que diagnostica a incidência ou riscos de ocorrência do glaucoma. Também serão realizadas palestras e haverá distribuição de material informativo.

O presidente da Associação Mato-grossense de Oftalmologia (AMO), Maurício Donatti, explica que esta ação integra uma iniciativa que engloba várias atividades realizadas no país em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio). “Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS - indicam o glaucoma como a terceira maior causa de cegueira no mundo. É muito importante que a população saiba dos riscos desta doença, que não apresenta sintomas até fases avançadas de sua evolução. A maioria das pessoas acometidas nem sabem que estão doentes, por isso a importância do exame médico preventivo”.

Donatti explica também que, por ser uma doença com componente hereditário e que ainda não teve as causas totalmente descobertas, não há como evitar a incidência. “O que é possível é detectar precocemente as pessoas que têm a doença e, com o tratamento, evitar a progressão para fases mais avançadas, e, consequentemente, a cegueira”. Ele lembra que, neste contexto, o glaucoma é semelhante ao diabetes e hipertensão arterial sistêmica, que são também doenças silenciosas, bastante prevalentes e com alta morbidade.

 Para o evento, a organização estima um público de mil pessoas. Mas é importante ressaltar que o exame preventivo será realizado apenas em pessoas com mais de 35 anos, público-alvo da campanha por ser a faixa etária de maior incidência da doença. Além dos médicos oftalmologistas, também irão trabalhar na campanha outros profissionais voluntários (enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de Oftalmologia). Após o exame, as pessoas que receberem o diagnóstico positivo, serão encaminhadas para tratamento no SUS.

GLAUCOMA – É uma doença que danifica o nervo ótico, diminuindo gradativamente a visão periférica das pessoas doentes, até chegar à cegueira. O principal fator de risco é a pressão dos olhos e o nervo ótico é a parte do olho afetada pela doença. A detecção precoce na população pode prevenir a lesão do nervo e evitar a cegueira. Outros fatores de risco são: idade acima de 40 anos, raça negra, miopia acima de seis graus, diabetes e pacientes com doenças oculares. Para saber mais sobre a doença (riscos, diagnóstico, incidência, tratamento, sintomas e outros) acesse www.abrag.com.br.

SERVIÇO:
EVENTO – 8ª Semana de Prevenção ao Glaucoma

DATA – 14 de maio (sábado)

LOCAL – Hospital Universitário Júlio Muller – Bairro Alvorada, Cuiabá-MT

HORÁRIO – 8h às 12h

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA – Graciele Leite (65) 9602-1506






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/91799/visualizar/