Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 11 de Maio de 2011 às 15:43
Por: Lucas Bólico

    Imprimir


As três esferas da educação, municipal estadual e federal, se juntaram na tarde desta quarta-feira (11) para uma manifestação na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá. Os professores pleiteiam aumento no repasse do Produto Interno Bruto (PIB) à educação, posse de concursados no estado e cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública de Cuiabá (Sintep), Helena Bortolo, informa que atualmente, o governo federal repassa 5% do PIB para a educação e planeja aumentar o repasse para 7%. No entanto, de acordo com o entendimento dos professores, deveria ser destinado, no mónimo, 10% para a educação.

“Os países mais desenvolvidos calculam que o repasse deve ser de 10%. Nós temos que seguir essa porcentagem se quisermos dar um salto de qualidade no país”, argumenta a professora, sobre a reivindicação dos profissionais da esfera federal.

Já os professores do da rede estadual lutam pela implantação do piso salarial de R$ 1.312,00 e pela imediata contratação dos aprovados no último concurso público realizado pelo governo. Os profissionais, inclusive, já realizaram uma paralisação de 24h no último mês para reivindicar a pauta.

O descontentamento dos professores do município é referente à universalização do atendimento à educação infantil e a melhoria nas condições das estruturas pedagógicas das escolas e creches, garantidas nas metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação aprovado em dezembro de 2010 pela Câmara Municipal de Cuiabá.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/92104/visualizar/