Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 02 de Maio de 2011 às 09:35

    Imprimir


Passar em uma seleção para programa de trainee é um desafio para os jovens. Como apenas 0,2% dos candidatos são aprovados, segundo pesquisa do Ibmec Minas Gerais, foram criados cursos específicos para esse processo seletivo.

A ITC (International Trainee Consulting) oferece o preparatório desde o ano passado.

Com duração de um mês, o curso dá dicas sobre dinâmica de grupo, entrevista, painel de negócios e improvisação.

"A baixa desenvoltura dos candidatos na fase de entrevista pessoal é a principal limitadora de jovens talentos no mercado", analisa Erika Egiglio, dona da escola.

Segundo a empresária, o curso custa R$ 2.000 e é realizado mensalmente em São Paulo, em Campinas (93 km da capital) e no Rio de Janeiro para turmas de 50 pessoas.

O índice de aprovação é de 85%, afirma Egiglio.

A administradora de empresas Cristina Sanches, 22, é uma das aprovadas. Passou nos processos de trainee da seguradora Amil e das redes varejistas Lojas Americanas e Magazine Luiza.

"Fui bem porque tive "feedback" do meu comportamento", avalia ela, que abandonou os três e optou por ser pesquisadora da USP (Universidade de São Paulo).

MAIS BARREIRAS

Apesar da orientação, candidatos sem experiência profissional enfrentam mais barreiras. É o caso de Luiz Funchal, 23, formado em relações internacionais.

"Cheguei à final do processo de uma montadora], mas fui vetado porque não fiz estágio."

Para dar suporte a recém-formados como Funchal, a PUC-Paraná (Pontifícia Universidade Católica) realiza este mês um curso de extensão para candidatos a trainee por cerca de R$ 30. Ainda não há data fechada.

"Mostramos aos jovens se eles estão preparados e indicamos o caminho certo para alcançarem seus objetivos", frisa Daniella Forster, coordenadora da PUC Talentos.

A Foco Talentos (do Grupo Foco) também oferece preparatório para programas de trainee, mas ainda não há previsão de cursos este ano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/93389/visualizar/