Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 20 de Abril de 2011 às 15:50
Por: Patrícia Pacheco

    Imprimir


A Secretária de Educação, Marli Rodrigues, participou da última semana do  10º Fórum Estadual, diversos temas voltados a evolução da Educação foram debatidos entre eles o novo Plano de Ações Articuladas (PAR). Participaram cerca de 141 secretários municipais de Educação.

“A Nova Versão do PAR”, a coordenadora do Plano na Seduc, Maria Amélia Ramos informou sobre as novidades do programa, que para este quadriênio (2011 a 2014) contará com 82 indicadores de avaliação de qualidade. No Plano anterior (2007 a 2010) eram 52. Os municípios também poderão solicitar recursos diretamente ao Fundo Nacional da Educação (FNDE), para estrutura física.

“Cada indicador de qualidade avalia serviços educacionais específicos ofertados pelos municípios. A medida de avaliação varia de um a quatro, sendo que um é negativo, dois apresentam mais pontos negativos, três mais pontos positivos e quatro significa que o indicador está positivo. Com essa avaliação os municípios podem solicitar apoio específico do FNDE para melhoria da qualidade da educação ofertada nos pontos avaliados como negativos. Por exemplo, se há deficiência de material didático, o MEC ajudará para que o problema seja sanado”, explicou Maria Amélia.

Outra novidade será o novo modelo de apresentação dos projetos de ação ao FNDE. “Antes os municípios apresentavam via ofício, o planejamento elaborado para recebimento dos recursos para investimentos nas áreas negativas. Agora eles cadastrarão o plano de ação diretamente no programa online do PAR contido no site do MEC”.

“Antes o Ministério repassava recursos apenas para os municípios que apresentavam projetos ao FNDE, mas muitos gestores não sabiam nem como elaborar um projeto. Porém o PAR mudou essa realidade. Agora cada município possui seu plano e condições para solicitarem apoio financeiro da União”, lembrou Maria Amélia ao citar que a construção dos primeiros Planos municipais do Estado, em 2007, foi feita em parceria entre Seduc e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/94826/visualizar/