Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Abril de 2011 às 12:22

    Imprimir


Uma carga de 25 mil litros de óleo diesel chegou ao distrito de Guariba, em Colniza (MT), na manhã desta quarta-feira (20), para abastecer a usina térmica da localidade. Com isso, a Cemat encerrou o racionamento de energia elétrica no distrito. De acordo com o gerente de Operação do Sistema da Cemat, Teomar Estevão Magri, a melhoria das condições das estradas que dão acesso a Guariba, bem como a redução das chuvas, permitiu à concessionária tomar essa decisão.

Com a iminência da chegada do diesel, a distribuidora havia programado uma suspensão temporária do racionamento durante o feriado da Páscoa - e chegou a avisar as rádios da região. Porém, a confirmação de que a carga alcançou o destino permitiu que o racionamento terminasse em definitivo. "Essa é a melhor notícia que poderíamos dar nesse momento à população de Guariba. Durante todas essas semanas, avaliamos diariamente a situação do distrito e não víamos a hora de normalizar o fornecimento", afirma Teomar.

O racionamento começou no dia 11 de março, com o objetivo de economizar o óleo diesel que supre a usina térmica responsável por atender o distrito. Devido às fortes chuvas, as estradas que levam a Colniza e Guariba foram inundadas. No caso específico de Guariba, a queda de pontes impediu a passagem dos caminhões que transportam as cargas de óleo e outros suprimentos para a localidade. Diante dessa situação, o racionamento foi a única saída para evitar o desabastecimento, até que uma balsa fosse disponibilizada pela Defesa Civil para fazer a travessia do rio.

A princípio, a Cemat adotou um racionamento de 12 horas diárias, que foi reduzido para seis horas desde o dia 5 de abril, com a chegada de uma carga de 10 mil litros de óleo diesel. Segundo Teomar Magri, outros 25 mil litros de óleo serão enviados para Guariba no próximo sábado (23) e devem chegar ao distrito na quarta-feira (27).


Guariba é uma das quatro localidades de Mato Grosso que ainda são abastecidas por usinas térmicas, no sistema isolado. As demais são o distrito de Paranorte e os municípios de Comodoro e Rondolândia. A previsão da Cemat é que essas localidades sejam incorporadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) até o fim do ano de 2012, o que permitirá a desativação das usinas a diesel.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/94866/visualizar/