Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 19 de Abril de 2011 às 08:21

    Imprimir


A professora de canto Fernanda Gianesella, 54, que dá aula para músicos e não músicos, indica alguns exercícios de limpeza e aquecimento pré-cantoria.

Fazer o som de "brrrrr", como se estivesse com frio, é um deles. Essa vibração labial ajuda a renovar a mucosa das pregas vocais. Já o "trrrrrrrr", que imita um toque de telefone, é uma vibração lingual. "Qualquer pessoa pode fazer, principalmente quem fala muito e usa muito a voz, como cantores e professores."

Outra preparação é passar a língua entre os dentes e o lábio, fazendo um movimento circular, tanto para um lado quanto para o outro "Relaxa a língua e fluidifica a saliva, gerando um bem-estar vocal", diz a professora.

Cantar é 90% respiração. Para acordá-la, a dica é soprar imitando um inseticida, com jatos rápidos e curtos.

"Segurar a barriga para ficar com o estômago chapado, muito comum entre mulheres, não é bom. É preciso movimentar o diafragma", diz a professora.

Em karaokês, a pessoa vai do som mais grave ao mais agudo, saindo de sua zona de conforto. Para alongar a voz, ela recomenda cantar uma música qualquer de boca fechada, com os dentes afastados e a língua solta na boca.

Cantar e fazer técnicas vocais, que é uma espécie de musculação do aparelho fonador e respiratório, preserva a juventude da voz, que fica mais tônica e poderosa.

Ajudam a garantir boa voz ao longo da vida: não fumar e beber muita água.

Pigarrear é ruim, atrita as pregas vocais. "É importante pesquisar a origem do pigarro, pode ser refluxo, poluição e até alergia a perfumes e cosméticos", diz ela.

A neurologista Wackermann ressalva que o sistema respiratório pode ficar fatigado se a pessoa não está preparada para cantar. Atividades físicas ajudam a ter um fôlego maior. E vice-versa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/95086/visualizar/