Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 04 de Abril de 2011 às 16:01

    Imprimir


São Paulo, 4 de abril de 2011 - A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio de sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, divulga edital disciplinar para a concessão das bolsas de Pós-Graduação – nível Pós-Doutorado de Assistência ao Ensino, previstas no Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Pelo Edital, os pesquisadores estão convidados a apresentarem propostas para bolsas de Pós-Doutorado a fim de atuarem em Projeto de Pesquisa visando a melhoria e a inovação do ensino de Graduação, bem como a sua integração com a Pós-Graduação.

Poderão concorrer ao edital candidatos, internos e externos, com projetos vinculados a linhas de pesquisa pertinentes a Programas de Pós-Graduação com conceito igual ou superior a 4 (quatro) na última Avaliação Trienal da CAPES; credenciados e recém-credenciados para os níveis de Mestrado e Doutorado, com projetos visando a melhoria e a inovação do ensino de Graduação; bem como a sua integração com a Pós-Graduação, na área de atuação docente.

Estão inclusos neste edital os Programas credenciados a partir do ano de 2008, que fazem parte do Programa REUNI – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, que tenham obtido conceito 3 (três) no seu credenciamento, mantendo os critérios de número de candidatos à bolsa de acordo com o item 1.1 do edital.

Os projetos serão avaliados pela CEPG – Comissão Especial de Pós-Graduação de cada Programa de Pós-Graduação e, posteriormente, encaminhados a Pró-Reitoria de Pós-Graduação. 

 

Cronograma das Atividades:

 

Lançamento do Edital - 31/03/2011

 

Data limite para submissão das propostas - 30/04/2011

 

Divulgação dos resultados - 23/05/2011

  

Inscrições on-line e Edital completo disponível no endereço eletrônico:

http://www.unifesp.br/propgp/posdoc/reuni/

 A Unifesp foi apontada em 2011, pela terceira vez consecutiva, a melhor universidade federal do País segundo o Índice Geral de Cursos das Instituições de Ensino Superior do País (IGC), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.

Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.

Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação.

Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.342 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.

A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.

No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do campus avançado de Extensão Universitária da Unifesp, o primeiro deste tipo no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. O campus avançado de extensão universitária da região de Santo Amaro, na capital paulista, também inicia suas atividades no começo de 2011.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/96778/visualizar/