Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 29 de Março de 2011 às 13:36

    Imprimir


Neste mês de março, os agentes de endemias de Nova Olímpia, estão voltados ao levantamento de índice e tratamento da dengue. O trabalho é feito nos domicílios com aplicação de larvicida e em lugares considerados estratégicos, como ferros velhos, borracharias, cemitério, além de terrenos baldios, é feita a borrifação com inseticida.

A informação foi passada pelo chefe do departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Ari Felippi. Ele destacou que se trata de uma ação preventiva, visando diminuir a incidência da doença através do combate direto ao mosquito aedes aegypti.

Ele informou que o município de Nova Olímpia está registrando uma queda acentuada no número de notificações de dengue neste ano de 2011. De primeiro de janeiro até 15 de março, o departamento registrou somente cinco notificações de dengue. Nos anos anteriores, segundo dados da Saúde, foram notificados 571 casos em 2009 e 87 casos em 2010. Diante dos números, acredita-se que neste ano serão bem menores as notificações. “Isso não significa dizer que, com as chuvas constantes, devemos descuidar da prevenção da dengue. É importante não jogar lixo nos terrenos baldios, prestar atenção nos vasos de planta e em qualquer recipiente que possa acumular água, verificar se as calhas não estão entupidas e lavar, uma vez por semana, os depósitos de armazenamento de água (tambores, caixas d’água)”, lembrou Ari.

Um ponto levantado pelo responsável pelo departamento de Vigilância foi o mutirão em parceria com empresas, como a Usinas Itamarati, Turis, Secretarias Municipais, Igrejas e Escolas. Conforme ele, o engajamento da comunidade e poder público foi essencial para que o município tenha constantes quedas nos índices de notificações.

Outro fator importante para a redução nos casos é a intervenção do Ministério Público Estadual, notificando criminalmente moradores/proprietários que não adotaram as medidas necessárias para evitar a proliferação da doença.

 Por final, Ari Felippi lembrou que são somente 08 agentes cobrindo 7.433 imóveis no perímetro urbano. Ele solicitou que a comunidade receba bem os agentes e colabore no desenvolvimento do trabalho que é de suma importância na prevenção e combate a dengue. “Vamos cuidar. Não é possível que nós vamos perder para um pequeno mosquito, que é o aedes aegypit”, finalizou.

 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/97397/visualizar/