Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 24 de Março de 2011 às 03:28

    Imprimir


A formação da primeira equipe destacada pelo Ministério da Saúde para atuar na redução do número de mortes por dengue começou nesta quarta-feira (23/03) um curso de capacitação no Departamento de Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro. O Grupo de Apoio é formado por 30 médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem dos seis hospitais federais no Rio e está a disposição para ser enviado em abril para os estados que enfrentam epidemia da doença.
 
A força tarefa pretende atuar de forma complementar no atendimento aos pacientes, além de organizar a rede local de serviços. Uma das funções do grupo é se reunir com gestores e profissionais de saúde nessas localidades para definir a estratégia de atuação.
 
O diretor do DGH, João Marcelo Ramalho, destacou, na abertura do curso, que o Rio de Janeiro, historicamente, está preparado para lidar com a dengue por meio de planos de contingência. “Nós temos estrutura e conhecimento. Nem todo o país tem esses instrumentos”, afirmou o diretor.
 
Unindo esforços

 
A primeira etapa do curso é ministrada pelo médico Eric Martínez Torres, consultor da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) para os assuntos da dengue e professor da Universidade Médica de Havana, em Cuba. O profissional certificado no curso poderá ser requisitado de acordo com a necessidade epidemiológica.
 
“O primeiro esforço para combater a dengue requer a ajuda de toda a população, que é o combate ao mosquito. Mas, se temos dengue, evitar o número de mortes depende do sistema de saúde e do bom manejo dos pacientes. Ou seja, nós, profissionais da área, somos os responsáveis”, explicou o médico.
 
O objetivo da iniciativa é construir uma agenda comum de trabalho entre Governo Federal, estados e municípios. A capacitação envolve gestão em saúde, classificação de risco nos hospitais e estudos de casos clínicos. O acompanhamento será realizado através dos parâmetros estabelecidos a partir da ocorrência das mortes por dengue.
 
Cada turma poderá permanecer de 10 a 15 dias nas regiões com surto da doença. Após esse tempo, a equipe do Ministério irá realizar uma avaliação dos esforços em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/98039/visualizar/