Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 22 de Março de 2011 às 10:45

    Imprimir


O mosquito da dengue se prolifera em "em silêncio". Gosta de "sombra e água limpa". O melhor jeito de combatê-lo é eliminando os criadouros que estão dentro das residências ou em suas áreas externas como piscinas, jardins e coberturas. Os criadouros também estão presentes em condomínios empresariais ou comerciais. Adotar pequenas mudanças de hábitos no nosso cotidiano torna-se necessário no combate ao mosquito transmissor da doença.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) apontam que o Estado registra mais de 2.500 casos da doença nos dois primeiros meses de 2011. Somente na capital mato-grossense foram mais de 300 casos de dengue neste período. Neste período de chuvas, é preciso ficar em alerta máximo.

Para prevenir a proliferação do inseto e evitar mais casos da doença, o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais, Comerciais e Condomínios de Cuiabá e Várzea Grande (Secovi-MT), faz um alerta aos síndicos e moradores dos condomínios residenciais da grande Cuiabá. “Nos condomínios, medidas simples, porém eficazes, podem e devem ser adotadas para evitar a procriação do mosquito nas áreas comuns do prédio. Cabe ao síndico orientar e fazer um trabalho de conscientização com os condôminos”, informa o presidente do Secovi-MT, Marco Pessoz.

Para evitar o acúmulo de água nos vasos de plantas, o ideal é colocar os pratos justapostos, encher com areia ou furá-los, e também não esquecer de limpar bordas de vasilhas de comida e água dos animais. O fosso de elevador geralmente acumula água e pode abrigar uma quantidade razoável de mosquitos. “O síndico deve ficar atento e orientar os funcionários a verificar o local periodicamente, principalmente após as chuvas. Por ter capacidade de vôo em torno de dois metros e mosquito pode procriar no local e atingir os pavimentos superiores”, ressalta.

Outro ponto importante é manter o escoamento de água desobstruído e sem depressões que permitam acúmulo de água, nas lajes e marquises, eliminando eventuais poças após cada chuva. “Adotando as medidas preventivas e com o esforço conjunto de síndicos, funcionários e moradores, podemos evitar que a doença se espalhe”. O presidente também faz um alerta às imobiliárias. “Também chamamos a atenção das imobiliárias para que orientem os profissionais para fiscalizar, durante visitas, os imóveis fechados à venda ou para locação”, finaliza.

 Veja outras medidas necessárias para evitar a dengue nos condomínios:

Use telas de nylon para proteger os ralos e caneletas de drenagens para água da chuva.

 Mantenha os vasos sanitários sem uso diário sempre tampado, acionando a descarga e semanalmente; caso não possuam tampa, vedar com saco plástico aderido com fita adesiva.

 

 

Mantenha as caixas d’água vedadas,  providenciando a sua limpeza periodicamente.

 

Nas piscinas sem uso freqüente, reduza o máximo possível o volume de água e aplique, semanalmente, cloro na dosagem adequada ao volume de água.

 

Coloque em sacos de lixo os recipientes descartáveis para coleta.

Substitua plantas como bromélias por outro tipo que não acumule água





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/98286/visualizar/