Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 13 de Março de 2011 às 11:31

    Imprimir


Edson Lopes Jr/R7

O MEC (Ministério da Educação) divulgou neste domingo (13) a última lista de alunos aprovados no ProUni (Programa Universidade Para Todos).

Veja aqui a lista de aprovados

Mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram para disputar bolsas integrais e parciais (de 50%) nas mensalidades de universidades particulares.

A quantidade de inscritos bateu o recorde desde a criação do ProUni, em 2004, afirma o ministério. A entrega de documentos dos alunos convocados deve ser feita na faculdade escolhida pelos estudantes, desta segunda-feira (14) até o dia 17 de março.

O processo seletivo teve duas rodadas. Na primeira, estudantes concorreram a uma das 123,1 mil bolsas de estudo oferecidas, sendo 80,5 mil integrais e 42,6 mil parciais.

Quase 1.600 universidades, centros universitários e faculdades aderiram ao programa neste semestre, número maior do que no ano passado. A lista de instituições que participam do ProUni está disponível na internet.

O crescimento da procura é natural, diz o MEC, uma vez que houve aumento na oferta de bolsas e que mais pessoas participaram do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) neste ano - a prova é obrigatória para quem quiser disputar o programa.

Seleção

Para participar do ProUni, é preciso informar o número de inscrição no Enem e o CPF (Cadastro de Pessoa Física). A seleção do programa é feita de acordo com a pontuação no Enem. É necessário ter alcançado, no mínimo, 400 pontos na média das cinco notas da prova (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação). Quanto maior a pontuação, mais aumentam as chances de obter o benefício.

Os candidatos puderam escolher três opções de curso - a aprovação também se baseia na concorrência dessas opções. É possível disputar vaga tanto em carreiras de graduação quanto nos cursos sequenciais - com duração menor, de dois ou três anos.

Os estudantes contemplados devem entregar na universidade os documentos que comprovem renda e dados de inscrição - o prazo para isso é de 14 a 17 de março. Quem decide a documentação para a matrícula é a instituição de ensino, e não o ministério. A faculdade pode ainda realizar um processo seletivo próprio, desde que avise com antecedência os estudantes.

Participantes

Para concorrer, é obrigatório não ter cursado o ensino superior. Quem quiser uma bolsa integral deve ter renda de até R$ 810 (um salário e meio) por pessoa da família. Já o desconto parcial, de 50% da mensalidade, é destinado a estudantes com renda familiar de até R$ 1.620 (três salários mínimos). Apenas candidatos que tiverem completado o ensino médio em escola pública podem disputar o programa.

As exceções são os alunos que estudaram em colégio particular com bolsa integral e os que fizeram uma parte em escola pública e outra parte como bolsistas.

Vestibulandos com algum tipo de deficiência e professores da rede pública também podem ingressar no ProUni. No caso dos docentes, eles podem disputar bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior. O critério de renda não é considerado.

Cronograma do ProUni
1ª Etapa de inscrições Início Fim
Prazo para cadastro 21/1 25/1
1ª Chamada
Divulgação do resultado 28/1
Entrega de documentos na universidade Início Fim
  28/1 4/2
2ª Chamada
Divulgação do resultado 11/2
Entrega de documentos na universidade Início Fim
  11/2 17/2
2ª Etapa de inscrições Início Fim
Prazo para cadastro 21/2 24/2
1ª Chamada
Divulgação do resultado 27/2
Entrega de documentos na universidade Início Fim
  28/2 4/3
2ª Chamada
Divulgação do resultado 13/3
Entrega de documentos na universidade Início Fim
  14/3 17/3

 





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/99308/visualizar/