Artigos Opinião
Como a ambiência das telas está nos viciando
Antes de tudo, é essencial compreender o que é a ambiência digital viciante. Esse termo refere-se ao ambiente imersivo criado pelas telas, que combina elementos visuais, sonoros e interativos para capturar nossa atenção.
Aprendi que fazer saúde é, antes de tudo, entender de gente
Assumir essa função em Campo Verde me fez enxergar a saúde de forma sistêmica e, talvez o mais importante, me ensinou que não dá pra falar em serviço público sem falar de pessoas, tanto das que cuidam quanto das que são cuidadas.
Em nome dos engambelados
Se havia, ela secou? Porque a idiota indagação? Se havia, isso não iria desaparecer de uma hora para outra. Órgãos de defesa da sociedade, como Tribunal de Contas do estado, Tribunal de Contas da União ou Ministério Público não se envolveram sobre tudo isso?
A insegurança jurídica e as leis
A questão não é apenas ter o singelo conhecimento das leis, mas sim conseguir interpretá-las e entender quanto a sua existência, validade, vigência e eficácia.
Improbidade Administrativa
A decorrência desse desamparo legislativo – em conjunto com as divergências doutrinárias e jurisprudenciais sobre o tema e propagação desenfreada de Ações Judiciais – foi a promulgação da Lei n. 14.230 em 26 de outubro de 2021 .
Pré-diabetes: um aviso e uma chance de mudar de direção
Trata-se de uma condição em que os níveis de glicose no sangue estão acima do normal, mas ainda não são altos o suficiente para caracterizar o diabetes. É como um “meio do caminho” que, felizmente, ainda pode ser revertido com mudanças no estilo de vida e acompanhamento médico adequado.
Como a falta de atuação farmacêutica impacta os cofres públicos?
Cada real investido no acompanhamento farmacoterapêutico pode gerar uma economia de até dez reais em custos com complicações, segundo dados de projetos-piloto na área.
Verdades que o tempo confirma, mas não apaga
A segunda verdade é que ninguém muda por capricho. Mudamos porque a vida nos provoca. Porque a dor aperta. Porque o coração pede socorro. As verdadeiras mudanças não são cosméticas — elas nascem de crises, de desconfortos profundos.
A Capoeira da resistência cultural ao protagonismo global
Hoje, essa manifestação cultural que já foi perseguida e marginalizada, conquista espaço e respeito nos palcos do mundo. A capoeira evoluiu – e essa transformação não a afastou de suas raízes; ao contrário, ampliou seu alcance, sem abrir mão da tradição.
Basta de feminicídio!
Não há como naturalizar ou silenciar diante de um crime tão bárbaro. Gleici foi vítima do ódio disfarçado de amor, do controle disfarçado de cuidado, da violência que cresce em silêncio até explodir em tragédia. E essa menina, marcada física e emocionalmente por toda a vida, é mais uma entre tantas crianças órfãs do feminicídio.
