Publicado em Segunda - 15 de Dezembro de 2025 | por Joel Mesquita

Nova Mutum, a cidade que sussurra progresso

Quem circula por suas avenidas percebe de imediato: aqui, a tranquilidade não é ausência de vida, mas sinal de que tudo funciona no ritmo exato. As noites, então — ah, as noites! — chegam com um clima agradável que acalma o corpo e alonga a vontade de ficar mais um pouco.

Leia mais...

A farsa da indignação tardia

Publicado em Segunda - 15 de Dezembro de 2025 | por João Batista de Oliveira

Onde estava toda essa indignação durante os anos em que o PT comandou a educação de Mato Grosso justamente o período que resultou nos piores indicadores da história recente do Estado?

Leia mais...

Como explicar essas situações

Publicado em Domingo - 14 de Dezembro de 2025 | por Alfredo da Mota Menezes

Os seguranças que estavam dentro de sua casa não perceberiam nada? Os seguranças em frente da casa seriam todos engambelados? Duvida-se muito que ele, sem ou com tornozeleira, conseguiria passar por tantos seguranças.

Leia mais...

O problema, às vezes é a forma como você reage a ele

Publicado em Domingo - 14 de Dezembro de 2025 | por Eluise Dorileo

Permita-se buscar novas estratégias, novos olhares, novos caminhos internos.
Quando transformamos nossa reação, encontramos um equilíbrio mais saudável, leve e funcional — mesmo em meio às imperfeições da vida.

Leia mais...

Câncer de vagina e de vulva: diferenças, sinais e a importância da saúde íntima

Publicado em Sábado - 13 de Dezembro de 2025 | por Giovana Fortunato

O câncer de vulva acomete a parte externa da genitália, como os grandes e pequenos lábios, o clitóris e a região ao redor da abertura vaginal. Já o câncer de vagina é interno, surgindo na mucosa que reveste o canal vaginal. Apesar de serem menos frequentes do que o câncer de colo do útero, por exemplo, ambos podem causar impacto significativo na qualidade de vida e muitas vezes estão associados a lesões prévias, infecções persistentes ou alterações celulares que se desenvolvem lentamente ao longo dos anos.

Leia mais...

O futuro da saúde é mais humano e a aromaterapia faz parte disso

Publicado em Sábado - 13 de Dezembro de 2025 | por Tabata Mazetto

Tenho percebido isso cada vez mais de perto. Pessoas cansadas. Cansadas de tentar se encaixar em padrões, de silenciar dores, de viver no automático. E profissionais da saúde também exaustos, tentando cuidar de tudo, muitas vezes sem conseguir cuidar de si.

Leia mais...

Quando “comida prática” vira risco para o seu coração — e o que você pode fazer agora

Publicado em Sexta - 12 de Dezembro de 2025 | por Max Wagner de Lima

Um grande estudo científico, publicado recentemente por pesquisadores ligados à Sociedade Europeia de Cardiologia e baseado em mais de 39 mil pessoas acompanhadas por mais de 25 anos, trouxe um alerta claro: quanto maior a sua exposição a alimentos ultraprocessados, maior o risco de morrer por doenças cardiovasculares como infarto e insuficiência cardíaca ao longo da vida.

Leia mais...

Alerta: por que produtos 'zero açúcar' podem ser perigosos para quem tem pré-diabetes?

Publicado em Sexta - 12 de Dezembro de 2025 | por Mariana Ramos

Além disso, pacientes com pré-diabetes muitas vezes acreditam que, ao optar por esses produtos, estão controlando a doença. Entretanto, o foco principal deve sempre ser a qualidade geral da dieta. Alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, proteínas magras, oleaginosas e fibras, têm impacto comprovadamente positivo no controle glicêmico, diferentemente de produtos industrializados com alegações de marketing nutricional.

Leia mais...

O verdadeiro amor próprio não exclui os outros

Publicado em Quinta - 11 de Dezembro de 2025 | por Eluise Dorileo

Dizer ‘‘eu sou mais feliz assim’’ não apaga o fato de que foi você quem decidiu casar, ter filhos, entrar nesta sociedade, assumir responsabilidades.

Leia mais...

O amor em tom caramelo!

Publicado em Quinta - 11 de Dezembro de 2025 | por Soraya Medeiros

Foi numa daquelas fases em que a gente desce tanto dentro de si que o fundo parece não ter fim. Tudo desabava, e eu já nem lembrava como era respirar sem esforço. O silêncio da casa era pesado, úmido, sufocante. Me encolhi no que pude, me escondi até de mim.

Leia mais...