Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 18 de Agosto de 2010 às 19:27

    Imprimir


A greve nacional dos médicos-residentes continua nesta quinta-feira (18) porque a categoria não aceitou a proposta do Ministério da Saúde que ofereceu um reajuste de 20% na bolsa-auxílio de R$ 1.916,45, segundo a ANMR (Associação Nacional de Médicos Residentes). A categoria pede aumento de 38%, mais a instituição dos auxílios moradia e alimentação, além da correção dos valores futuros da bolsa-auxílio, usando como base a inflação e o aumento do salário mínimo. Ao menos 18 mil residentes aderem a greve, número equivalente a mais de 80% dos médicos residentes do país, de acordo com a associação.

A proposta do governo foi recusada em assembleia realizada na noite de terça-feira (17) pela associação e reiterada hoje. A paralisação, iniciada ontem, é direcionada ao atendimento ambulatorial e às consultas médicas nos hospitais. Nesta quarta, as paralisações se mantiveram com atividades locais, como audiências com secretários estaduais de Saúde e parlamentares, além de caminhadas e concentrações nos hospitais.

Nesta segunda-feira (16), os Ministérios da Saúde e da Educação ofereceram um reajuste de 20% no salário desses médicos a partir de 2011.

A associação diz que a greve será "por tempo indeterminado nos principais hospitais com programas de residência, que reúnem mais de 22 mil médicos”.

No entanto, nem todos os serviços de saúde que os residentes vão parar. Em São Paulo, dois dos principais hospitais da cidade, o Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) e o Hospital do Servidor Público, trabalham normalmente na terça, mas prometem fazer uma paralisação nesta quinta-feira (19).

Já nos hospitais em que a greve acontecer, a associação promete que o atendimento à população não ficará prejudicado. A orientação é que nos serviços essenciais, como o das áreas de pronto-socorro e UTI, 30% dos residentes mantenham o trabalho. Outros setores, como ambulatório, continuam funcionando apenas com os profissionais da equipe médica e sem os médicos residentes.




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118406/visualizar/