Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 16 de Abril de 2010 às 16:01
Por: Roseli Riechelmann

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza a abertura oficial da Campanha da Voz 2010 – “Voz que ensina merece cuidados”. Uma cerimônia no auditório do órgão reuniu professores de escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande para assistir a palestra e ao show dos padrinhos estaduais da campanha. Representados pelos músicos, Pescuma, Henrique e Claudinho destacaram a importância dos cuidados com a voz, instrumento de trabalho dos músicos, bem como os professores.

A Secretária de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, acompanhada do secretário-executivo, Antonio Carlos Ióris, e do secretario-adjunto de Gestão de Pessoas, Paulo Oliveira, destacou a necessidade de se preocupar com a voz no exercício profissional. “Desconhecemos os cuidados com voz e não temos essa orientação na nossa vida acadêmica”, diz. Conforme ela, os problemas serão percebidos no dia-a-dia, nas escolas.

Implantando a política de orientação e prevenção, a gerência de Qualidade de Vida, da Seduc, visita as escolas com o objetivo de prevenir, orientar e capacitar os professores para os cuidados com a voz. A professora e fonoaudióloga Célia Regina Tabacchi, junto com a equipe de Qualidade de Vida, fica responsável pelas orientações. Segundo ela, desde o início das ações em 2008, cerca de 400 professores se tornaram agentes da própria saúde. “A capacitação tem o objetivo de prover a saúde dos profissionais da educação”, diz Célia Regina.

A professora articuladora da Escola Estadual Vasti Pereira da Conceição, Marta Luiza Rackenbach, revela que ela mesma foi uma vítima dos excessos com a voz. “Fiz um tratamento para inflamação nas cordas vocais”, diz. Assim como ela, outras quatro professoras da mesma escola apresentam problemas com a voz. “Será necessária e importante a visita na escola”, afirma.

A professora Sônia Maria Yoshida, da Escola Estadual Alice Fontes Pinheiro, em Cuiabá, revela histórias de professores em desvio de função vítimas de problemas com a voz. Conforme ela, o descontrole é evidente. “Falamos alto, não ingerimos água com frequência”, revela. Segundo Sônia, os professores que assim com ela se previnem, desenvolvem hábitos e atitudes positivas. “Eu coloco um cravinho na boca”, diz.

As visitas da equipe de Qualidade de Vida devem ser solicitadas por ofício. Para agendamento as escolas devem encaminhar os pedidos por e-mail para eunice.dias@seduc.mt.gov.br, ou ainda telefonar para (65) 3613.6517/6518.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/135922/visualizar/