Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 18 de Março de 2010 às 09:54

    Imprimir


Fachada da Uned

Muitos brasileiros ainda não se acostumaram com as novas regras ortográficas, anunciadas a cerca de dois anos e que precisam estar implantadas nas instituições de ensino fundamental e médio até 2012, sem falar que um bom profissional precisa escrever corretamente num mercado cada vez mais exigente.

Visando facilitar o entendimento das alterações significativas, principalmente em relação a acentuação de algumas palavras e no uso do hífen, sem falar na extinção do trema, a UNED, de Diamantino, realizara no próximo dia 27 de Março, um curso com oito horas de duração, sobre as novas regras do acordo ortográfico da Língua Portuguesa. O curso será ministrado pela professora Rosi Parma Timidati, com o seguinte conteúdo: Lei de Acordo Ortográfico; Mudanças no Alfabeto; Trema; Mudanças nas Regras de Acentuação e uso do Hífen, como forma de dar uma noção geral das mudanças ocorridas e melhorar a escrita de todos os profissionais ou não, em suas respectivas áreas de trabalho.

Com as novas regras, não se estranhe ao ver e ler palavras “heroico’, “idéia”, “feiúra” e “assembléia”, sem o acento agudo. Causa estranheza também o uso de palavras “mandachuva” e “paraquedas” sem o hífen, e completamente o contrário, escrever a palavra “micro-ondas” com o hífen. O leitor deve acostumar ainda a ler “linguiça” e “tranquilo” sem o trema.

No Brasil, de acordo com levantamentos de estudiosos da Língua Portuguesa, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras que usamos no dia-a-dia, em outros países, como Portugal, o percentual é maior e chega a 1,6%. O Brasil foi o primeiro país da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) --que reúne, além do Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste-- a adotar oficialmente a nova grafia, prevista pelo acordo.

As inscrições para o curso oferecido pela Uned, podem ser feitas na própria instituição, ou para obter maiores informações 65-3336-1001. Para os acadêmicos da instituição o investimento é de R$ 30.00 (trinta) reais e para o público em geral, o investimento é de R$ 50.00 (cinqüenta) reais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139301/visualizar/