Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 02 de Março de 2010 às 11:54
Por: Sinézio Alcântara

    Imprimir


No próximo ano a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) contará com estrutura suficiente para implantação de curso de medicina. A parte burocrática está, praticamente, concluída. Já foi, inclusive, assinado convênio junto ao Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde. A revelação foi feita, na última sexta-feira, pelo deputado federal Pedro Henry (PP), durante assinatura de convênio para construção de um novo bloco de salas de aula para a universidade.

“No papel está montado. Já foi assinado convênio com o Ministério da Saúde e a secretaria de Estado de Saúde. E, a direção da Unemat já contratou, inclusive, uma consultoria para agilizar o processo”, afirmou Henry.

Neste ano, conforme o parlamentar, a reitoria estará trabalhando para cumprir algumas exigências estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira. Entre elas, a dotação de estrutura para atender áreas básicas da medicina como Pediatria, Cirurgia Geral, Clínica Médica e Obstetrícia. Para isso, segundo ele, serão necessárias, algumas alterações na estrutura física do Hospital Regional. “Terão que ser feitas algumas mudanças, principalmente, no Hospital Regional”. O Pronto Atendimento, exemplificou, será transformado em setor de Obstetrícia. “Com as alterações poderão aumentar o número de leitos e as áreas de atendimento”, observou.

Explicou ainda que, a direção da universidade deverá investir ainda mais na construção e instalação de novos laboratórios. Entre eles de Anatomia, Química e Biologia. “A universidade deverá ter uma boa estrutura, com a construção e instalação de novos laboratórios para que possa oferecer um curso de qualidade” disse afirmando que “um curso de tão alta especificidade, como medicina, representa não só a oportunidade profissional para os nossos filhos como um reflexo regional muito grande na área de saúde”. E, que “todos seremos beneficiados”. Na opinião do parlamentar “é inadmissível que em estados menores, como Rondônia, por exemplo, existam faculdades de medicina, enquanto que em Mato Grosso, essa área fique concentrada em Cuiabá”.

O reitor Taisir Mamhudo Karim, revelou que a instalação do curso está em estágio avançado. Informou que o projeto pedagógico foi elaborado por uma equipe de profissionais da área de saúde da Universidade de Brasília (UnB) e que já está viabilizando a implantação de novos laboratórios e aquisição de equipamentos. Diretor do Campus Universitário de Cáceres, professor Adriano Silva, afirmou que está mantendo contatos com diretores de faculdades de Medicina de várias partes do país e até de fora, como Cuba, no sentido de obter informações sobre a área. “Estamos mantendo um intercâmbio de informações com profissionais de saúde de várias partes do país e do mundo. A intenção é obter o maior número possível de informações para que possamos oferecer um curso de qualidade aos nossos acadêmicos”.    





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/141172/visualizar/