Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 08 de Fevereiro de 2010 às 13:10

    Imprimir


O Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) foi aberto com uma análise de conjuntura feita pelo presidente da entidade, Gilmar Soares Ferreira. O cenário político nacional, internacional e regional foi abordado no sábado (06), na sede do Sindicato, em Cuiabá. A categoria se reuniu, até este domingo (07), para avaliar, entre outros assuntos, a proposta da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) de reajuste do Piso Salarial.

Segundo Gilmar Soares, é preciso estar atento ao discurso veiculado nos meios de comunicação, principalmente em época de eleição. “Devemos saber fazer a leitura porque o discurso da direita é muito próximo do nosso e a conjuntura nacional tem implicações na conjuntura estadual”, disse. Ele falou também sobre a luta pela implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) no Estado. “Não podemos negar que tivemos avanços na rede estadual e que a proposta da Seduc é razoável, a partir desse ponto de vista”, considerou, referindo-se ao reajuste de 8,11% para o mês de maio, sendo 4,11% de inflação e 4% de ganho real.

Já o secretário de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Henrique Lopes, afirmou que essa análise é fundamental para a contextualização do PSPN. “Apesar de ser Lei, o piso ainda não foi implementado em muitos municípios”. Lembrou também que outros pontos como portarias de atribuição de aulas e diminuição do número de funcionários de apoio nas escolas também integram a pauta do Conselho de Representantes.

O indicativo de transformar o compromisso firmado com a categoria na greve de 2008 em Lei foi destacado pela secretária-geral, Vânia Miranda. “Esperamos que isso se concretize, para garantir que os 60% da receita em Educação sejam destinados ao pagamento de salários”, ressaltou. Para a secretária de Políticas Sociais, Maria Celma de Oliveira, as diversas conquistas relacionadas à educação são resultados da mobilização dos trabalhadores. “Muitos avanços dentro e fora da escola são frutos da nossa luta”.

Assembleia Geral – Os encaminhamentos tirados no Conselho de Representantes deste fim de semana serão votados pela categoria na assembleia geral desta segunda-feira (08), às 14h, na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143405/visualizar/