Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 14 de Janeiro de 2010 às 14:13
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


Assessoria/SES-MT
O principal critério a ser obedecido é que as crianças sejam especiais
O principal critério a ser obedecido é que as crianças sejam especiais

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), oferece à sua clientela mais um serviço diferenciado. Trata-se do projeto Bebê Clínica Especial para atendimento a crianças de 0 a 5 anos, portadoras de algum tipo de deficiência. O projeto passará a funcionar no mês de fevereiro de 2010. Nesta primeira edição, o Bebê Clinica Especial está sendo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) que investiu R$ 24.700,00 no projeto.

Segundo a coordenadora do projeto do Estado, Diuriane Caroline Campos França, o Bebê Clinica Especial surgiu da observação, por parte dos profissionais do Ceope, que perceberam que o paciente adulto tem chegado com necessidades complexas de atendimento. Isso poderia ser minimizado com a atenção precoce a essa clientela, desde os primeiros meses de vida.

“Na realidade, o que estamos cristalizando com o projeto Bebê Clínica Especial é a busca da prevenção e diagnóstico precoce de problemas bucomaxilofaciais, na faixa etária de 0 a 5 anos”, explicou Diurianne Caroline.

Estão sendo selecionadas crianças nessa faixa etária. O principal critério a ser obedecido é que as crianças sejam especiais. O serviço é gratuito e os pais e/ou responsáveis podem cadastrar seus filhos no projeto pelo telefone (65) 3641-1405, ramal 27, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Os benefícios para as crianças com necessidades especiais serão, além do diagnóstico de possíveis lesões, o tratamento odontológico com profissionais especialistas na área da Odontologia e a manutenção num programa de saúde bucal”, informou a coordenadora.

A equipe, composta por 5 (cinco) odontopediatras e 1 (uma) estagiária, visitará instituições, maternidade, creches, clínicas de fisioterapia, fonoaudiologia e consultórios de médicos pediatras que atendem essa clientela, com o objetivo de divulgar o projeto.

A ideia é que essa iniciativa inovadora entre no rol de serviços de rotina ofertados a pacientes especiais o que colocará Mato Grosso como único Estado a oferecer esse serviço numa instituição de saúde pública sustentada pelo Governo.

Segundo Diuriane Caroline existem iniciativas parecidas nos estados de São Paulo e Paraná, mas são ligadas a Universidades. A Bebê Clinica Especial de Mato Grosso seria a pioneira a ser financiada pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

Inicialmente serão feitas palestras educativas com os pais e/ou responsáveis dos bebês com necessidades especiais para orientações e esclarecimentos quanto ao cuidado com a saúde bucal. Posteriormente, será feito o atendimento clínico dos bebês, para o diagnóstico e o planejamento individualizado do tratamento.

Os interessados podem ligar para o telefone (65) 3641-1405 ou procurar pessoalmente o Ceope, na Av. Historiador Rubens de Mendonça, 5.500, Morada da Serra, Cuiabá, MT, entrando em contato com o Serviço Social do Centro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/146014/visualizar/