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Educação/Vestibular
Quarta - 16 de Dezembro de 2009 às 19:34
Por: Sergio Luiz Fernandes

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Mato Grosso e o Ceará vão sediar a implantação de um projeto piloto do Ministério da Educação (MEC), para a implantação de Ensino Médio a Distância, destinado à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A informação é do secretário de Educação do Estado, Ságuas Moraes, que participou, hoje pela manhã, da abertura do 1º Seminário dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O evento é uma promoção da Gerência de EJA da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e vai até o dia 18 de dezembro. Estão participando professores, coordenadores e gestores de todos os Cejas de Mato Grosso.

Conforme o gerente de EJA da Seduc, Sávio de Brito Costa, o projeto piloto é uma parceria da secretaria com o MEC e deve ser implantado a partir do 2º semestre de 2010, em todos os Cejas.

Quanto ao seminário, o secretário Ságuas destacou na abertura o significativo crescimento da EJA no Estado, que tem cerca de 80 mil alunos matriculados (cerca de 20% da clientela da secretaria). No início da atual administração da Seduc, Mato Grosso contava com cinco Centros de EJA. Hoje, já são 24 Cejas em funcionamento, em diversos municípios.

Mas, de acordo com o secretário, a mudança mais significativa foi em relação ao tratamento dado à modalidade. Como foi observado por alguns dos participantes do seminário, até bem pouco tempo a EJA era utilizada como complemento de carga horária de alguns professores. Agora, a situação é bem diferente, pois a EJA funciona em espaços próprios, com professores específicos para a modalidade. “A EJA agora tem identidade”, destacou Ságuas. Além dos 24 Cejas, a modalidade também é oferecida em salas de aulas de diversas escolas estaduais.

Outra mudança significativa ocorreu em relação ao tratamento dado aos alunos. Antes da implantação do atual projeto de EJA para o estado, o índice de evasão de alunos chegava a 50%. Para Ságuas, isso era o reflexo de uma situação perversa para os alunos, que têm que conciliar o estudo (quatro horas noturnas) com o trabalho. “São pessoas que estudavam com fome, sono e cansaço”, explicou o secretário. Com este quadro, o aluno estava “condenado” a perder a última aula, já que tinha que correr para não perder o último ônibus.

Esta situação mudou com a implantação de uma carga horária diferenciada, de três horas. A hora restante é preenchida com a participação do aluno em projetos culturais. “Essa participação em atividades culturais tem sido fator importante para influenciar na permanência do aluno na escola”, enfatizou o secretário. Em 2008, a Seduc garantiu a merenda escolar para este clientela, que este ano já foi financiada pelo MEC.

Além de Ságuas, e do gerente de EJA, a mesa de abertura do seminário foi composta pela Coordenadora de Modalidades da Seduc, Maria Luzenira Braz; o representante do Fórum de EJA do estado, Antônio Marcos Passos e o representante do Sintep, Luiz Benedito Prina.

Durante o evento, foram lançados dois livros. O primeiro, “Vozes do Ceja”, feito pelo Ceja “Alternativo”, de Juína (coletânea de textos de alunos) e, o segundo, “Competências na / da EJA”, do Ceja “Silva Freire”, de Sinop. A abertura contou ainda com a apresentação do coral “Paulo Freire”, composto por alunos do Ceja “José de Mesquita”.





Fonte: Assessoria Seduc-MT

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