Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 17 de Novembro de 2009 às 06:34

    Imprimir


Sociedade Brasileira de Dermatologia oferecerá atendimento gratuito à população no próximo dia 5 de dezembro, em uma campanha estendida que deverá atender mais de 43.800 pessoas e agora inclui tour de prevenção nos meses mais quentes

Para manter seu compromisso de alertar a população sobre os perigos do câncer da pele, tipo de câncer mais comum no Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza, no dia 5 de dezembro, a 11ª edição de sua já tradicional Campanha Nacional de Prevenção, com cobertura simultânea em 23 estados. Em Mato Grosso, haverá sete postos de atendimento disponíveis à população.

Os endereços dos postos de atendimento estarão disponíveis no site www.sbd.org.br e por meio do número 0800 701 3187.

Este ano, com o objetivo de superar a marca de 43.800 consultas realizadas em 2008, a entidade inova com a extensão do tempo de campanha em todos os postos de atendimento ao redor do país: agora serão oito horas de atendimento, em vez de seis, das 8h às 16h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação.

Os pacientes serão atendidos por equipes médicas e, apresentando suspeita de câncer da pele, encaminhados a tratamento gratuito. Nos postos estão previstas também atividades educativas com orientações sobre fotoproteção e dicas de como identificar indícios de câncer da pele.

Outra novidade da campanha de 2009 é um tour de prevenção, a ser realizado entre dezembro e fevereiro, ao longo de todo o litoral do país.

No ano passado, do total de pessoas examinadas, 65,4% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos — considerado o câncer da pele mais perigoso, associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade. De acordo com a Dra. Selma Cernea, coordenadora nacional da campanha, o diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz.

“A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele. Países como o Brasil estão mais expostos a esse tipo de doença e, por isso, é tão importante oferecer orientação a todos para diminuir a alta incidência e alcançar a cura”, explica a dermatologista, informando que a população de pele clara está mais sujeita ao mal, mas que nem por isso representantes de outras etnias devem se descuidar.

Por fim, a campanha deste ano contará com a inédita tentativa de certificação pelo Guinness World Records. “Queremos atestá-la como a maior campanha médica do mundo a ser realizada em um único dia”, destaca o Dr. Omar Lupi, presidente da entidade.

TOUR DE PREVENÇÃO

Este ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também traz um inédito tour de prevenção nos meses de mais calor. Entre os dias 5 de dezembro e 6 de fevereiro, um caminhão volante percorrerá o litoral brasileiro, circulando por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Camboriú, Vitória, Vila Velha, Maceió, Aracaju, Recife, Natal, João Pessoa e Salvador.

O caminhão contará com dois consultórios e equipes voluntárias de dermatologistas da SBD, apoiadas por equipes de enfermagem da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende), que irão realizar diagnósticos e orientar a população sobre os riscos da exposição solar entre 9h e 15h e a necessidade de utilizar proteção contra os raios UV.

BANCO DE DADOS DO CÂNCER DA PELE

Ao final de todas as atividades relacionadas à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele de 2009, os números de atendimento de cada estado serão computados e passarão a integrar um banco de dados nacional, segmentado por regiões, sexo, idade e cor. De acordo com a Dra. Selma Cernea, a avaliação dos resultados é ponto muito importante do processo.

“Ao liberar estes números, a SBD contribui para abastecer entidades médicas, autoridades e a sociedade em geral de subsídios para o conhecimento epidemiológico do câncer da pele no país, bem como instrumentação para novas ações preventivas”, diz.





Fonte: Da Redação/Com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150733/visualizar/