Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 12 de Novembro de 2009 às 17:31

    Imprimir


A partir do próximo ano, as escolas de Diamantino, cidade do médio-Norte de Mato Grosso, deverão encaminhar relatórios à Vara Especializada da Infância e Juventude da comarca, acerca dos problemas relacionados à comunidade escolar. A decisão foi tomada em uma reunião convocada pelo juiz titular da vara, Luis Fernando Voto Kirche, que contou com a participação de representantes de escolas e autoridades. A reunião foi no Plenário da Câmara de Vereadores, para debater acerca dos principais problemas que atingem os estudantes do município.

Entre as principais reclamações apresentadas, os motivos e as conseqüências da evasão escolar foi o assunto mais discutido, em especial o fato de adolescentes acabarem viciados em algum tipo de substância entorpecente e, por sua vez, praticando atos infracionais para manter o vício. O juiz Luis Fernando Kirche ressaltou que ficou decidido conjuntamente que cada escola emitirá um relatório mensal à Vara Especializada da Infância e Juventude a partir do ano que vem.

O magistrado determinará a publicação de portaria com os procedimentos para a entrega e periodicidade dos relatórios escolares, bem como os andamentos e apurações para as soluções. “No caso da ação não resultar melhorias, poderemos determinar até medida protetiva para defender os interesses dos menores”, finalizou, alertando que deverão ser acionados o Ministério Público Estadual e o Conselho Tutelar nos casos problemáticos apresentados pelas escolas, que por sua vez, conversarão com os pais ou responsáveis pelo estudante. “Situações serão verificadas nas escolas e também individualmente. Os pais serão chamados à responsabilidade“, ressaltou.

Os trabalhos de verificação da situação escolar se iniciaram este ano e para o juiz da Vara da Infância e Juventude é de extrema importância se seja dado prosseguimento às visitas nas escolas, até mesmo de maneira mais informal, como visitas “surpresa”. O mesmo trabalho de prevenção e defesa da aplicação do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) está sendo desenvolvido no Município vizinho de Alto Paraguai (distante 218 km ao médio-norte da Capital), jurisdicionado pela Comarca de Diamantino.

No início do mês de dezembro, uma nova reunião, semelhante à realizada esta semana, com representantes do segmento no município vizinho também será realizada, buscando integrar Justiça e a comunidade.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/151056/visualizar/