Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 10 de Novembro de 2009 às 19:12

    Imprimir


O trabalho desenvolvido por duas professoras da Rede Pública Estadual de Mato Grosso estão entre os 35 projetos de todo o país premiados na quarta edição do Prêmio Professores do Brasil. Foram premiadas as professoras Nilva de Fátima Oliveira (Pontes e Lacerda) e Rozecrei Rosa (Campos de Júlio).

Ambas tiveram projetos selecionados na categoria “Ensino Médio”. A promoção também premia projetos desenvolvidos na Educação Infantil e séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. A professora Nilva leciona na Escola Estadual “14 de Fevereiro” e, a professora Rozecrei, na Escola Estadual “Angelina Franciscon Mazzutti”.

A solenidade de premiação será realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Brasília. Os vencedores recebem R$ 5 mil e, as escolas onde os projetos são desenvolvidos, ficam com equipamentos audiovisuais ou multimídia, no valor de R$ 2 mil.

O “Professores do Brasil” seleciona experiências criativas e inovadoras que contribuam para a melhoria da qualidade da Educação Básica nas escolas públicas do país.

Mato Grosso já tem tradição nas premiações do evento. No ano passado três professores do Estado foram vencedores da promoção: Marlene Brutigan, Adenir Vendrame e Edilso Bratkoski. Em 2007, recebeu o prêmio a professora Maria Auxiliadora de Oliveira.

O Estado também têm premiações antes de 2005, quando a promoção ainda não havia sido assumida pelo MEC (era administrada pela Fundação Bungue). Em 2004, foram premiados os professores Helter Alexandre Borga de Mello e Isabel Cristina Corrêa Ribeiro. Em 2000, as professoras Anedina Maria Figueiredo Ferreira e Ruth Ferreira Borga.

O prêmio é uma parceria do MEC com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Unesco e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI). As fundações Bunge e SM e os institutos Pró-Livro e Votorantim são os patrocinadores.

PROJETOS VENCEDORES TÊM COMO TEMA LIBRAS E COMBATE À DENGUE

Um dos projetos de Mato Grosso que venceram este ano a edição do Prêmio “Professores do Brasil”, tem como tema “Cantando em Libras”. O mesmo é desenvolvido pela professora especialista Nilva de Fátima Oliveira, na Escola Estadual “14 de Fevereiro”, em Pontes e Lacerda.

O projeto começou com necessidade de inclusão de dois alunos portadores de deficiência auditiva, que estudavam na escola em 2007. A professora Nilva decidiu criar uma estratégia envolvendo todos os outros estudantes e a comunidade para fazer esta inclusão. Assim, ela resolveu ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), para que estes alunos pudessem dialogar com os demais, já que os dois já dominavam libras. Para motivar os alunos ao aprendizado, ela, que é professora de artes, resolveu utilizar a música. As músicas eram “traduzidas” para libras.

O projeto se desenvolveu durante o ano de 2008, curiosamente, sem a presença dos alunos que motivaram seu surgimento. Nilva explica que no início do ano ocorreu um remanejamento no município e sua escola começou a oferecer somente o Ensino Médio. Os alunos surdos ainda estavam no Ensino Fundamental. “Porém, a direção decidiu continuar o projeto, já que em breve estes alunos vão voltar a nossa escola”, explicou a professora.

O projeto é desenvolvido extra-sala (fora do horário das aulas) e é freqüentado tanto pelos alunos como pessoas da comunidade. Neste grupo estão as pessoas que têm parentes portadores de deficiência e outras apenas com curiosidade pelo aprendizado. Inclusive, um grupo de meninas, não deficientes, já faz apresentações de músicas utilizando libras.

O outro projeto de Mato Grosso tem como tema “A Dengue em Campos de Júlio” e foi desenvolvido pela professora Rozecrei Rosa, da Escola Estadual “Angelina Franciscon Mazzutti”, do município citado no título do trabalho.

A professora Rozecrei explica que seu trabalho começou com um projeto de pesquisa desenvolvido por um grupo de suas alunas da 2º fase de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio. O tema foi escolhido em função da alta incidência da dengue em diversos municípios brasileiros (2007 e 2008), inclusive em Campos de Júlio, onde foi registrado um óbito. A pesquisa procurou saber quais os fatores que estariam levando ao aumento da contaminação na região. O trabalho foi inscrito na I Mostra de Ciências da Escola, sendo selecionada depois para a II Mostra Estadual Ciência, Tecnologia e Inovação. Em seguida, a pesquisa foi uma das seis selecionadas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no mês de outubro de 2008, em Cuiabá.

Conforme a professora, o projeto contribuiu para diminuir o avanço da doença no município. A partir das observações feitas neste trabalho, foi que a professora desenvolveu sua experiência pedagógica, inscrita no prêmio.

A professora Rozecrei é especialista em Metodologia e Didática e em Educação e mestranda em Ciências da Educação. É educadora há 19 anos.





Fonte: Da Redação - Seduc/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/151240/visualizar/