Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 16 de Outubro de 2009 às 15:38
Por: Creuza Medeiros

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) entregou o “Oscar” da gestão escolar pública na noite desta quinta-feira (15.10), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar ano base 2008 reuniu representantes das 44 escolas inscritas e representantes da área educacional. A grande vitoriosa da noite foi a Escola Estadual Dom Bosco, de Lucas do Rio Verde, que agora é uma das finalistas nacionais do Prêmio. A principal mensagem deixada pela diretora da Dom Bosco é que com compromisso, a transformação é possível.

Com clima de festa do “Oscar”, e, em comemoração ao Dia do Professor, houve grande vibração entre os presentes, especialmente com o anúncio das quatro escolas finalistas e da primeira colocada. Os diretores representando as finalistas foram super aplaudidos. Foram eles: Luzia Pereira de Souza Abich, da Escola Estadual Dom José do Despraiado, Cuiabá; Odete Aparecida da Silva Paula, da Escola Estadual Maria Elza Ferreira Inácio, de Rondonópolis; Benedito Santana da Silva, da Escola Estadual Maria Eunice Sousa dos Santos, Rondonópolis; Julio César Alves, da Escola Estadual Oscar Soares, de Juara. Todas essas escolas foram premiadas com computadores.

A diretora da escola vencedora, Cleusa Terezinha Marchegan de Marco, revelou qual é o principal ingrediente para se fazer uma boa gestão escolar. “Não devemos ter medo de dar voz à comunidade, é preciso se autoavaliar. Quando a gente decide coletivamente tem mais moral. Além do mais, todos os projetos devem ser focados no aprendizado”. Além de ganhar uma lousa digital e um notebook para a escola, a diretora Cleusa terá oportunidade de conhecer projetos educacionais nos Estados Unidos em novembro, uma outra ação garantida pelo Prêmio aos finalistas nacionais.

Outro pólo que se destacou no Prêmio de Gestão foi Rondonópolis, sendo que das 44 escolas inscritas, 23 são do município. Pelo empenho, a Assessoria Pedagógica de Rondonópolis ganhou um notebook, um sonho realizado, garantiu a assessora Clecy Machado de Souza, uma das mais entusiasmadas na solenidade. “Essa conquista se deve muito ao empenho dos diretores de escolas e ao Cefapro, um grande parceiro”, destacou. Numa demonstração do compromisso social da Rede Pública de Ensino de Rondonópolis, a assessora Clecy falou rapidamente sobre o projeto em desenvolvimento no Centro Sócio Educativo da cidade. “Estamos apaixonadas por esse trabalho com os jovens”.

O Prêmio de Gestão Escolar é resultado de uma soma de esforços de poderes constituídos e de organizações como Conselho nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional de Dirigentes da Educação (Undime), Fundação Roberto Marinho, Unesco, governos estaduais e secretarias de educação. Criado em 1998, Mato Grosso participa desde o início, fato ressaltado pela coordenadora nacional do Prêmio, Heloisa Lück. “A escola é da sociedade, quanto mais participação, melhor. Esse prêmio não seria realidade se os estados não assumissem sua parte”, ressaltou.

A troca de experiência entre as escolas inscritas é considerada indispensável. “A escola com boa gestão vai além de seus muros, ela se reinventa todos os dias”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, reforçando também que a gestão democrática vai além da escolha do diretor. Para o secretário, a escola precisa saber aonde quer chegar e que sem a participação da comunidade não é possível fazer educação de qualidade.

O mesmo sentimento foi compartilhado pelo deputado federal Carlos Abicalil (PT). “Esta premiação é a vitória da superação, resulta do desejo de não estacionar, demonstra a participação ativa da comunidade”. Abicalil defendeu o afeto do professor como garantia para o bom aprendizado. Aproveitando o Dia do Professor, o deputado distribuiu um cartão de felicitação com a frase “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”, de autoria do educador Paulo Freire, um ícone da Educação.

A atração cultural da noite ficou por conta de Moisés Martins, consagrado compositor e cantor cuiabano. A dupla Obede e Mateus, do Centro de Educação de Jovens e Adultos Cesário Neto, também marcou presença.

Se depender de incentivo, a noite do “oscar” da gestão escolar foi uma dose certeira. O entusiasmo demonstrado na ocasião comprovou que “não sou eu quem faz, mas o coletivo”.

A solenidade de entrega da premiação contou com a presença do presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Cesar (PT); da representante do Sintep, Cida Cortez; da secretária-Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida; da secretária-Adjunta de Gestão de Pessoas, Vera Araújo; da superintendente de Gestão Escolar, Catarina Cortez; da representante da UFMT no Comitê Estadual de Avaliação do Prêmio, Nilza de Oliveira Squarezi; do representante da Undime, Lairton José Ferst; da Secretaria de Educação de Cuiabá, José Sebastião Souza e do presidente da Câmara de Lucas do Rio Verde, Márcio Albieri. Também houve presença maciça dos técnicos da área de Gestão Escolar da Seduc.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/152957/visualizar/