Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 27 de Junho de 2009 às 04:21
Por: Daniela Hueb/Nutrologia

    Imprimir


Quem não se desespera com aqueles fios em excesso caídos no travesseiro ou aquelas falhas no couro cabeludo ao se olhar no espelho? Não se desespere, há novidades na medicina estética para combater o problema. A incidência é maior nos homens, porém está cada vez mais afetando mulheres na atualidade. Pode ser originária de desordens genéticas, estresse, reações medicamentosas, distúrbios imunológicos e hormonais, menopausa, cistos de ovário, pós-parto e desnutrição por dietas drásticas, entre outros. O envelhecimento também diminui o volume dos cabelos e a densidade. A exposição solar também agride os fios, portanto filtros solares capilar são coadjuvantes.

Todo dia perdemos dezenas de fios, e por sorte, outras dezenas nascem. A média considerada normal é perder de 70 a 100 fios de cabelo por dia. Um teste simples pode indicar se você está perdendo mais do que deveria: entre os dedos, segure uma área onde suspeita estar perdendo cabelos. Conte depois o número de fios que se destacaram. Se saírem até seis fios (somando três trações), seu cabelo está saudável. Quanto mais fios além desse numero, maior o risco de você estar com início de calvície. Aconselha-se procurar um médico dermatologista para uma avaliação mais detalhada.

Por quais razões os homens apresentam queda de cabelos? Não são conhecidas todas as razões, entretanto descobertas recentes ajudaram a identificar algumas das principais causas que contribuem para a queda de cabelos.

As pessoas nascem com um número de folículos capilares, de onde saem os fios de cabelo. Na calvície, os fios sofrem um processo de miniaturização e, com o tempo, o bulbo capilar vai se atrofiando. Os tratamentos atuam quando o bulbo ainda não está atrofiado, fazendo com que continue a produzir fios, mesmo que bem finos e menores que o padrão normal.

Portanto, não dá para produzir cabelo novo. Mas, se a expectativa do paciente for realista e o diagnóstico médico bem feito, há várias opções para reduzir os danos. Existem no mercado medicamentos que ajudam a driblar essa herança, prevenindo ou estacionando a progressão da perda de cabelos.

Medicamentos

Tópicos

1) Minoxidil: ao contrário do que se pensava, o minoxidil, apesar de ser um vasodilatador, não atua com esta função no folículo piloso. A função dele é estimular a divisão celular (ação mitógena) e assim estimular o crescimento dos cabelos;

2) 17-alfa-estradiol: é uma substância tópica que atua impedindo a formação do complexo DHT que atua fazendo uma miniaturização do pêlo, que é a calvície.

Oral

A Finasterida é um bloqueador de uma enzima, a 5-alfa-redutase, que transforma a testosterona (T) em Dihidrotestosterona (DHT) que é a responsável pela miniaturização dos pêlos.

Comprimidos da substância Finasterida é o método mais difundido e considerado eficiente no combate a progressão da calvície hereditária. Ela age bloqueando a ação da enzima causadora de todo processo, a 5-alfa-redutase tipo 2.

Os cabelos não caem de uma só vez, porém é um processo gradativo. O fio sofre miniaturização, nascendo cada vez mais fino e fraco, até não nascer mais. O tempo entre o início da miniaturização dos fios até a calvície total oscila de acordo com a quantidade de genes para calvície de cada pessoa.

A Finasterida só age quando há folículo piloso saudável, ou seja, não faz nascer cabelo, mas pára a progressão da queda e atua para que os fios existentes nasçam mais fortes e grossos. Ao cessar o uso da finasterida, o processo de miniaturização recomeça. Daí a importância de se detectar e iniciar a tratar o mais cedo possível, pois é um tratamento para toda a vida.

Transplantes capilares

Nas regiões onde não existem mais folículos saudáveis, a solução são os transplantes capilares, podendo ser realizado desde que a queda de cabelos esteja estacionada, com o resultado dependendo do grau da calvície. Então, retira-se uma faixa de pele da área da nuca com folículos capilares e desta área se retira os folículos que serão colocados na região calva. Os implantes são colocados um a um e procura-se o resultado mais natural e estético possível.

Intradermoterapia capilar

Injeções com medicamentos no couro cabeludo não impedem o desenvolvimento da calvície, mas colaboram para o fortalecimento e a renovação dos fios. Dos efeitos dessas substâncias, pode-se conseguir estimulação e crescimento de mais fios de cabelo e reativação da circulação sangüínea local. As substâncias mais utilizadas são hormônios injetáveis, pantenol, silício orgânico, finasterida e biotina, entre outros.

Laserterapia

Para esta terapia utiliza-se o laser LLLI, que significa Low Level Laser Therapy, ou laser de baixa penetração. Essa terapia emite feixes de luz a laser frio que ao alcançar a raiz do cabelo e esse feixe provoca uma multiplicação das células do folículo piloso, estimulando o crescimento dos fios. O número das sessões depende de cada caso.

Atualmente, a medicina estética está muito avançada e pode proporcionar tratamentos cada vez mais eficazes. Portanto, não perca tempo! Procure seu médico para tratar a queda de cabelos o quanto antes. Lembre-se que os fios são a moldura do rosto e devem ser tratados com carinho e atenção.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158072/visualizar/