Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 18 de Dezembro de 2008 às 13:54

    Imprimir


O Programa Arca da Letras entrega, neste sábado, 20, quatro bibliotecas para comunidades rurais do município Tangará da Serra, localizado no Território da Cidadania Alto Paraguai, no Mato Grosso. Serão beneficiadas as comunidades Boche e São Jorge, a associação do Crédito Fundiário Vale do Sol II e o assentamento Antônio Conselheiro. Na programação, oito moradores indicados pelas comunidades serão capacitados como agentes de leitura para realizarem as atividades de empréstimo dos livros e de incentivo à leitura.

A ação é realizada pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), pela Delegacia Federal do MDA/MT e pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário no estado, além de contar com o apoio da Secretaria de Estado e do Desenvolvimento Rural e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tangará da Serra. A cerimônia de entrega das bibliotecas contará com a presença do secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Lopes de Almeida.

Com mais esta atividade, Mato Grosso passa a ter 98 bibliotecas em comunidades rurais de 29 municípios, instaladas entre 2005 e 2008. Isto representa a garantia de acesso ao livro e à leitura de mais de 7 mil famílias do campo.

Em todo o Brasil, o programa Arca das Letras implantou 5.791 bibliotecas rurais em mais de 1.700 municípios brasileiros, desde 2003. Até agora, mais de 1,2 milhão de livros foram distribuídos, beneficiando mais de 625 mil famílias de agricultores. O trabalho de atendimento oferecido nas bibliotecas é feito por cerca de 12 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades, além de apoiar o trabalho e valorizar a cultura no meio rural.

Leitura e cidadania - Os acervos são formados por livros didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. Também contam com publicações que orientam o exercício da cidadania, como os Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Igualdade Racial, do Torcedor, a Lei Maria da Penha e a Constituição do Brasil.

Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca é formada, inicialmente, por cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os agentes se responsabilizam pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura. O trabalho é voluntário.

O Programa conta com parceiros como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura, o Banco do Nordeste e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Também participam movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana, que contribuem com a doação de livros.





Fonte: Assessoria MDA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/167677/visualizar/