Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 05 de Novembro de 2008 às 16:49
Por: Henry Fountain

    Imprimir


As bactérias se movem de maneira misteriosa. O Myxococcus xanthus, por exemplo, um micróbio inofensivo que vive na terra, forma enxames de milhões de espécies para devorar outros micróbios como presas.

Essa forma de comportamento organizado era "vista como algo que ocorria especialmente em resposta a períodos de fome", disse John Kirby, microbiologista da Universidade do Iowa.

Mas Kirby, James Berleman e outros colegas da universidade reportam em artigo para a Proceedings of the National Academy of Sciences que o M. xanthus age dessa maneira em resposta ao alimento, e que usa sensores químicos e percursos de sinalização para fazê-lo.

O movimento bacteriano dirigido que é controlado dessa maneira recebe o nome de quimiotaxia, e foi observado em micróbios individuais bem como em colônias que se organizam em biopelículas ou outras estruturas.

Por que o M. xanthus utiliza percursos semelhantes aos da quimiotaxia para avançar na direção de sua presa, os pesquisadores definem esse comportamento como predataxia (um vídeo está disponível em www.nytimes.com/science).

O modo de ação do enxame muda com o tempo. Quando muitas bactérias E.coli estavam disponíveis, o enxame se movia em percurso cerrado, para frente e para trás. Kirby comparou o processo a um aspirador de pó sendo passado repetidamente sobre o mesmo local sujo. Presumivelmente as bactérias precisavam liberar grande volume de enzima digestiva, inicialmente, mas menos e menos à medida que o tempo passava, ele disse.

Novos estudos sobre essa forma de comportamento coordenado podem ajudar a compreender certas doenças que envolvem bactérias móveis, disse Kirby, e no desenvolvimento de métodos para remover contaminação ambiental usando micróbios.

Tradução: Paulo Migliacci





Fonte: The New York Times

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/170169/visualizar/