Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 18 de Junho de 2013 às 08:47

    Imprimir


Você já viu algo que não estava realmente lá? Ouviu alguém chamar seu nome em uma casa vazia? Sentiu que havia alguém atrás de você e se virou para encontrar nada?


 
As alucinações não pertencem inteiramente ao campo da loucura. Frequentemente, estão ligadas a privações sensoriais, intoxicações, doenças ou lesões. Pessoas que sofrem de enxaqueca podem ver arcos brilhantes ou pequenas figuras humanas e de animais. A afirmação não é mero achismo, mas as impressões de longos anos de estudo do renomado médico britânico Oliver Sacks, autor de Enxaqueca e Tempo de Despertar, filme homônimo com Robert De Niro e Robin Williams.


 
Segundo Sacks, deficientes visuais podem viver imersos em um mundo visual alucinatório. As alucinações podem ser provocadas por uma simples febre ou até mesmo pelos simples atos de despertar e adormecer, em imagens que vão de manchas coloridas a belos rostos ou monstros terríveis.


 
Pessoas de luto podem receber reconfortantes “visitas” de entes queridos. Em alguns casos, as alucinações levam a “revelações” religiosas ou até mesmo à sensação de se deixar o próprio corpo.


 
Em A Mente Assombrada,  Sacks entrelaça histórias de seus pacientes com as próprias experiências para mostrar o que as alucinações nos dizem sobre a organização e a estrutura de nosso cérebro, como elas influenciaram a cultura, o folclore e a arte.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/17100/visualizar/