Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 12 de Junho de 2013 às 08:51
Por: HELSON FRANÇA

    Imprimir


Unidades de saúde de Mato Grosso administradas há dois anos pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS) não apresentaram qualquer tipo de evolução no período. O modelo de gestão tampouco ofereceu soluções que permitissem aos pacientes a possibilidade de serem atendidos com maior dignidade. É o que aponta o Conselho Regional de Medicina e o Sindicato dos Médicos (Sindimed) do Estado, duas das entidades de maior referência no setor. 

“Enquanto o Estado encaminha ‘rios de dinheiro’ para as Organizações Sociais, que por sua vez não fazem nada para melhorar a saúde pública em nosso Estado, o sistema de saúde de diversos municípios padece pela falta de recursos. Pessoas estão morrendo!”, ressalta Dalva Alves Neves, presidente do CRM-MT. 

Segundo ela, neste ano e em 2012, durante vistorias realizadas em hospitais regionais dos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Cáceres, Sorriso, Sinop, Rondonópolis e Colíder, o Conselho detectou dezenas de irregularidades na gestão das unidades. 

Falta de medicamentos, de insumos, de materiais para os médicos; infraestrutura precária, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) insuficientes, negação de atendimento a pacientes em estado grave são alguns dos problemas citados. 

O CRM encaminhou ao Ministério Público Estadual relatórios detalhando a situação nas referidas unidades. 

“A saúde pública de Mato Grosso, administrada pelas Organizações Sociais, não está funcionando a contento”, pontuou Dalva. 

Presidente do Sindimed de Mato Grosso, Elza Queiróz, ressaltou que a entidade encabeçou um movimento que, até o momento, colheu 36 mil assinaturas para a criação de uma Lei de Iniciativa Popular que pede a rescisão do contrato entre Estado e Organizações Sociais, no que tange a área da saúde. 

Elza informou que o Projeto foi encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa, mas que, há nove meses, encontra-se parado. 

Membros do Sindimed e do Comitê em Defesa da Saúde Pública de Mato Grosso estiveram presentes nesta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa para pressionarem na votação que decidiria se o Estado manteria vínculo com as Organizações Sociais. A votação, porém, não aconteceu (leia mais na página A5). 

Em 2012, o Estado deixou de repassar a saúde dos municípios do interior R$ 42 milhões. Para este ano, entre recursos pagos e já empenhados do Estado às Organizações os valores somam aproximadamente R$ 34 milhões. 

As OSS foram implantadas em Mato Grosso pelo ex-secretário de Saúde de Mato Grosso, Pedro Henry (PP). 

MEDICAMENTOS VENCIDOS - O promotor de Justiça Alexandre Guedes informou que aguarda os resultados de diligências para concluir o inquérito que investiga o episódio em que centenas de medicamentos da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) – administrada pela OS Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (Ipas) – perderam o prazo de validade. 

Guedes enfatizou que vai pedir o relatório da Auditoria Geral do Estado, que detectou 25 irregularidades na gestão da CAF pelo Ipas, para anexá-lo à investigação. 

Em nota, o Ipas pontuou que o problema deu-se por culpa da SES, que comprou remédios em excesso e não se atentou para as informações que lhe foram repassadas. 

“Durante todo esse período contratual, o Ipas atingiu todas as metas contratualizadas e promoveu significativos avanços na melhoria dos serviços sob sua responsabilidade, evidenciados pelos indicadores de performance e, principalmente, pelos elevados índices de satisfação nas avaliações feitas pelos usuários das farmácias”. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/17406/visualizar/