Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 05 de Agosto de 2008 às 09:20
Por: Theodora Malacrida

    Imprimir


A segunda etapa de vacinação contra Poliomielite, começa neste sábado, 9, com o 'Dia D de Vacinação contra Poliomielite'.

A população tangaraense que ainda não levou seus filhos para vacinar na primeira etapa da campanha, têm mais uma chance agora neste sábado e devem vacinar as crianças de 0 à 5 anos contra a doença, que é conhecida também como paralisia infantil.

Segundo a técnica em enfermagem da secretaria de saúde de Tangará da Serra, Ozana da Silva, a meta é vacinar novamente, em torno de 7.400 crianças durante esta etapa.

“O dia D, é um dia específico de vacinação, por isso pedimos para que os pais que puderem, levarem seus filhos menores de cinco anos no sábado ´dia d´, por motivo de agilidade e comodidade. Se os pais deixar para levarem as crianças durante a semana ele corre o risco de ter que esperar para a criança tomar a vacina”, explicou Ozana. Para o 'Dia D', estarão atendendo as 10 USFs, cinco postos satélites e no Posto Central. A campanha segue ainda até final de setembro.

Para a alegria da criançada, o 'Zé Gotinha' está passando pelas unidades.

CONHEÇA A DOENÇA - A poliomielite ou paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro clássico é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores. Em algumas pessoas a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição: situação que deixa a vida do paciente ameaçada.

A transmissão ocorre principalmente por contato direto entre pessoas, pelas vias fecal-oral ou oral-oral. A transmissão oral-oral ocorre através de gotas contaminadas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. A falta de saneamento básico e o elevado número de crianças morando em uma mesma residência favorecem a transmissão do poliovírus.

Não existe tratamento específico, mas todos os casos com manifestações clínicas devem ser internados para acompanhamento médico. A única medida eficaz para manter erradicada a circulação do poliovírus é a vacinação.

Ainda de acordo com o calendário da Secretaria de Saúde, está sendo realizada também a campanha contra a Rubéola, sendo que, a última, aconteceu no ano de 2002 em Tangará da Serra.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/175409/visualizar/