Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 30 de Maio de 2008 às 12:17

    Imprimir


Estudos realizados com a própolis vermelha, variedade originária de Alagoas, mostraram que, por causa da sua intensa atividade antimicrobiana, ela pode ser usada no controle da placa bacteriana, principal causa da cárie dentária e de doenças na gengiva.

O estudo foi feito por pesquisadores da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba). A própolis vermelha tem esse nome em razão da intensa cor avermelhada, semelhante à do sangue.

Os testes mostraram que o efeito bactericida da substância é eficiente contra vários microorganismos causadores de doenças. O grupo identificou também uma quantidade expressiva de substâncias antioxidantes, que poderão ser usadas pelas indústrias de cosméticos e de alimentos.

O desafio dos pesquisadores foi descobrir a origem botânica da própolis vermelha. Foram testadas mais de 20 plantas nativas de Maceió com base na semelhança fitoquímica entre a espécie e a própolis.

Após ensaios químicos, físicos e biológicos comparativos, foi identificada a planta Dalbergia ecastophyllum. O estudo prosseguirá para identificar os compostos que podem abrir caminhos para a descoberta de novos princípios ativos.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/179523/visualizar/