Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 27 de Maio de 2008 às 12:33

    Imprimir


Mato Grosso se prepara para a 1ª Etapa da Campanha Nacional contra Poliomielite ou Paralisia Infantil. O Dia `D` da campanha está programado para o dia 14 de junho, onde mais uma vez a população brasileira será convocada a vacinar as crianças menores de cinco anos contra a pólio. Portanto, nesse dia, os pais ou responsáveis deverão levar seus filhos menores de cinco anos a um dos postos de vacinação que serão disponibilizados em todos os municípios. “Lembramos também aos pais e responsáveis de levar o cartão da criança. Na ocasião, as vacinas em atraso poderão estar sendo atualizadas”, informou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES , Mirian Stela de Souza Freire.

Com o slogan “Tem que vacinar, não pode bobear”, a meta para o Estado de Mato Grosso, é imunizar 288.779 crianças menores de cinco anos. De acordo com a coordenadora, somente para Cuiabá, a meta é vacinar 49.387 crianças. Já em Várzea Grande a meta é de 25.604 mil crianças a serem imunizadas. Em todo Estado, a campanha envolverá servidores públicos, privados e voluntários. Essa 1ª etapa vai até o dia 17 de julho. “Todos os municípios devem estar alimentando o banco de Dados diariamente na atualização das vacinas aplicadas desde o dia 14 de junho até o dia 17 de julho”, disse Mirian Stela.

Cada município ficará responsável por desencadear sua ação conforme orientação do Estado visando o cumprimento da meta do Ministério da Saúde que é de 95% de cobertura. Graças ao empenho dos municípios e da parceria da população em geral, o Estado vem ultrapassando a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, tendo como exemplo o ano de 2007, atingindo uma cobertura de 96,92% de crianças imunizadas na 1ª Etapa da Campanha. “Atingindo 95% de cobertura vacinal se quebra a cadeia de transmissão do vírus da paralisia infantil. A vacina contra a pólio se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia”, explicou Mirian Stela. A vacinação segue calendário obrigatório, onde as mães devem vacinar suas crianças de zero a menores de cinco anos com a vacina oral contra a poliomielite independente de tê-la recebido anteriormente, ou seja, nesse período elas devem se vacinar anualmente e receberem as duas doses anuais.





Fonte: AMM/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/179826/visualizar/