Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 09 de Abril de 2008 às 08:39

    Imprimir


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o Brasil terá de estar preparado para uma ameaça cada vez maior da dengue, assim como de doenças como cólera e febre amarela. Para marcar o Dia Internacional da Saúde, a agência apontou para a explosão de doenças que as mudanças climáticas poderá gerar no futuro, principalmente nos países em desenvolvimento, e pediu que os governos fortaleçam seus sistemas de saúde. A previsão é de um aumento do risco para o Brasil nos próximos anos nas grandes cidades, e não apenas na zona de matas , afirmou David Haymann, responsável na OMS para a relação entre saúde e meio ambiente.

No mundo, a alta nas temperaturas poderia colocar mais 2 bilhões de pessoas em risco de serem contaminadas pela dengue até 2080. Parte dessa população estaria na Ásia e América Latina. A dengue é uma desafio crescente, em particular nas cidades tropicais nos países em desenvolvimento. O número de casos aumentou de forma dramática nos últimos 40 anos , afirmou um documento da OMS.

A solução para a dengue no Brasil requer uma mudança de comportamento, tanto dos governos como da comunidade , alertou Margaret Chan, diretora-geral da OMS. Segundo ela, a dengue é um problema com muitas dimensões e as mudanças nas chuvas tem sim contribuído para o aumento no número de casos . Para ela, o Brasil precisa se preparar para o pior dos cenários.





Fonte: Idec

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182243/visualizar/