Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 04 de Abril de 2008 às 16:39

    Imprimir


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse na tarde desta sexta-feira, que pediu à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a proibição temporária de propagandas de remédios contendo paracetamol. O pedido foi feito porque, segundo o ministro, há suspeitas de casos de pessoas que apresentaram problemas hepáticos devido ao excesso do uso do medicamento.

O paracetamol é um dos medicamentos mais indicados para pacientes com dengue. "Há o risco de a pessoa tomar uma dose excessiva [de paracetamol] e isso causar problemas tão graves quanto a dengue. Se ele for usado de maneira inadequada pode levar a graves danos ao fígado, inclusive à hepatite medicamentosa", afirmou o ministro.

Para Temporão, as propagandas com o medicamento podem estimular a automedicação e uma possível superdosagem de paracetamol. Ele afirmou ter pedido ao presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, para que ele entrasse em contato com laboratórios que produzem medicamentos com paracetamol e o veiculam em propagandas para que eles "voluntariamente" suspendam a publicidade.

"Não me parece razoável que nesse momento se faça propaganda de paracetamol. Isso pode levar à automedicação e no Rio o momento não é para se automedicar. Os médicos é que têm de ser os prescritores, não a mídia", afirmou Temporão.

Em palestra nesta tarde na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Temporão disse ter achado boa a idéia da criação de uma Força Nacional de Saúde. "É uma idéia a se pensar, interessante. Mas ainda é cedo para saber como funcionaria", disse o ministro.

Temporão afirmou ainda que atualmente não há mais problemas de falta de leitos em hospitais do Rio e que todos os pacientes com dengue em estado grave na cidade estão internados.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182510/visualizar/