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Educação/Vestibular
Sábado - 02 de Fevereiro de 2008 às 08:39

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Reportagem deste sábado na Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL) mostra que 29% dos alunos na segunda série do ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo têm nível crítico de aprendizado. Outros 14,6% são considerados "não-alfabéticos", ou seja, ainda não têm idéia de como funciona a língua portuguesa.

Os estudantes não conseguiram responder questões de língua portuguesa e matemática em uma prova aplicada nas escolas em novembro. De acordo com a reportagem, ao ler um documento, os alunos não conseguem identificar, por exemplo, que se trata de uma conta de água. O contexto de uma história em quadrinhos também é incompreensível pelas crianças.

Em São Paulo, os alunos da segunda série não são reprovados por conta da progressão continuada. Eles só podem ser retidos a partir da quarta série, diz a reportagem.

Segundo a Folha, os resultados da Prova São Paulo também mostram que o desempenho boa parte dos alunos da quarta série (26,9%) está muito abaixo do esperado para seu nível de ensino.

Os alunos da 8ª série foram um pouco melhor na prova, segundo a reportagem. Em comparação com o exame aplicado em 2005, os estudantes que moram em São Paulo conseguiram notas melhores (226,5 pontos para 241). A média nacional é 221,87.





Fonte: Folha Online

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