Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 17 de Janeiro de 2008 às 15:43

    Imprimir


Candidatos interessados em ingressar em uma Instituição de Educação Superior (IES) este ano aproveitam as vagas ofertadas pelas universidades particulares de Cuiabá, mediante o Processo Seletivo por Agendamento. Na maioria dos casos, são estudantes oriundos do ensino médio que perderam o prazo de inscrição dos vestibulares em 2007. Eles vêem na oportunidade a única alternativa de iniciar, ainda em 2008, o curso de graduação pretendido.

A estudante Thais Barbosa Machado, 21 anos, não se inscreveu no Vestibular 2008/1 do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) porque estaria viajando no dia das provas. "Nem cheguei a fazer minha inscrição", conta, acrescentando que o Processo Seletivo por Agendamento foi uma grata surpresa. "É interessante saber que as faculdades estão observando as reais necessidades dos alunos. Não fosse a Modalidade por Agendamento, certamente só começaria a fazer faculdade em 2009", avalia. A estudante optou pelo curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda em função da afinidade com a área. Em relação ao Unirondon, ela destaca que escolheu a IES devido à estrutura do curso. "O Unirondon tem o melhor curso de Publicidade e Propaganda do Estado. A estrutura dos laboratórios e o nível do corpo docente são excelentes", ressalta.

Outro fator relacionado ao aumento da procura pelo Processo Seletivo por Agendamento é a data de divulgação do resultado das IES públicas, representadas em Mato Grosso pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A secretária-acadêmica da Faculdade para o Desenvolvimento do Estado e do Pantanal Mato-grossense (Unipan), Valdecira de Almeida Ambrósio, aponta que a maioria dos estudantes não tem condições financeiras de arcar com o custo da inscrição em mais de uma instituição, optando sempre pelas faculdades públicas. "Quem não tem dinheiro para inscrever-se em uma faculdade particular, espera sair o resultado da UFMT e/ou Unemat, para, somente então, procurar uma faculdade particular", avalia.

Ela enfatiza a importância do Processo Seletivo por Agendamento para a inclusão desses estudantes no ensino superior. "Para quem não teve oportunidade de se inscrever no vestibular, essa é uma excelente oportunidade, inclusive para melhorarmos o índice de inclusão social do País", reforça.

A Faculdade de Campo Verde também adotou o método. Implantada em 2003 pelo Grupo Unirondon, a instituição oferece vagas para os cursos de Administração e Pedagogia mediante concurso de redação por Agendamento.

Na região Sudeste do País, o método de Processo Seletivo já foi consolidado e é adotado em praticamente todas as IES. "Esse tipo de processo seletivo é positivo para nós, porque dá tempo aos candidatos indecisos, que precisam esperar resultados da USP, da PUC-SP", explica Beatriz Costa Bernardes, assessora da reitoria da Universidade São Marcos, em São Paulo, que oferece vagas ociosas por Agendamento.

Amanda Cristina Monteiro Quadrini, 21, conseguiu uma dessas vagas e vai cursar jornalismo neste semestre. "Foi muito prático, eu arrumei um dia livre, liguei e fui fazer o exame. Dois dias depois, entrei na internet e vi que fui aprovada", conta ela, que não prestou vestibular para nenhuma instituição pública.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/189967/visualizar/