Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 16 de Janeiro de 2008 às 16:20

    Imprimir


Na segunda e na teça-feiras, dias 21 e 22, a partir das 08h, os candidatos ao III Processo Seletivo da UFMT para os Povos Indígenas de Mato Grosso realizam prova oral. Para essa fase foram classificados 50 vestibulandos, que concorrem aos cursos de Agronomia (duas vagas); Engenharia Florestal (três vagas), Engenharia Sanitária e Ambiental (três vgas) e Nutrição (duas vagas). Eles concorrem às dez sobrevagas aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), no âmbito do Programa de Inclusão de Estudantes Indígenas (Proind), para 2008.

Os que estão na lista de convocados para a prova oral deverão comparecer, na data marcada, à Secretaria da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) - 2º Andar - Bloco Casarão da UFMT - Campus Universitário de Cuiabá - Av. Fernando Correa da Costa, s/n - Cuiabá/MT, com antecedência de 30 minutos do início da prova, portando documento de identidade.

Na prova oral será levada em consideração a capacidade de argumentação do candidato em relação ao tema sorteado, de maneira coerente, objetiva, clara, respeitando as regras da Língua Portuguesa padrão.

Guerreiros da Caneta - Tendo como nome ´´Guerreiros da Caneta”, o Programa de Inclusão de Estudantes Indígenas (Proind) foi aprovado no dia 12 de setembro de 2007. O objetivo é possibilitar o acesso ao ensino superior de estudantes indígenas do Estado de Mato Grosso à UFMT. O Proind está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e é acompanhado pelo Programa Permanente de Acompanhamento Acadêmico dos Estudantes Indígenas da UFMT, coordenado pela Carmen Lucia da Silva, do Departamento de Antropologia.

O Proind foi criado por um período de cinco anos, que poderá ser estendido posteriormente. Para essa fase inicial foram destinadas cem vagas, sendo dez para 2008, 20 para 2009, 20 para 2010, 25 para 2011 e 25 para 2012.

Atualmente, estudam na UFMT dez estudantes indígenas: seis no campus de Cuiabá, sendo três no curso de medicina e três no curso de enfermagem, dois no campus de Sinop, no curso de enfermagem e dois no Campus de Rondonópolis, também no curso de enfermagem. O apoio à permanência destes estudantes tem a parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/190133/visualizar/